A “MAMILOCRACIA”, imprensa e mercado brasileiro

A “MAMILOCRACIA”, imprensa e mercado brasileiro

Para você que deseja DESPERTAR da “zumbilândia” que se tornou o EDITORIAL de negócios no Brasil

Com 30 anos de mercado industrial (o tempo voa meu amigo), trabalhando o dia a dia prático deste ambiente singular de negócios como ninguém e iniciando mais uma nova semana me vejo escrevendo um artigo atípico, porém necessário.

No mundo corporativo muitas vezes nos vemos na obrigação de não entrarmos em detalhes relativos ao ambiente político, pois nos ensinaram que isso gera conflitos e fugir deles muitas vezes é quase uma obrigação.

No meio dos negócios é sempre importante ser conciliador e fazer parte do “bom mocismo” pois o que importa é nossa imagem.

Bom, minha neutralidade neste meio vai ser alterada (neste artigo), pois não é possível mais assistir as aberrações “jornalísticas” em todos os níveis praticadas no mercado brasileiro, pois estas estão a moldar decisões de mercado que impactam a realidade de todos nós e mesmo um gestor do setor privado não pode e não deve mais ficar alheio a elas.

Não existe mais um norte seguro para nenhum executivo quando falamos principalmente dos editoriais de negócios disponíveis para audiência e leitura atualmente no Brasil.

Hoje, uma segunda-feira, abro o único jornal de negócios impresso no País e tenho o desprazer ao ver um ex-drogado levado ao nível de “especialista” (especialistas são aqueles contratados pela impresa/mídia dita tradicional para dizerem aquilo que o jornalista não pode dizer de forma direta levando o leitor a erro de forma inconsciente) informando que “nossa” democracia está em risco (claro, a democracia DELES).

Isto é um acinte moral e um afronte direto a inteligência de qualquer um que tenha a posse de mais de dois neurônios.

Essa matéria é a gota d’água e não pode passar sem uma análise sobre o perigo que isto representa ao mercado como um todo. A sensação que tenho é que estes veículos imaginam estar escrevendo para símios e não executivos e empresários.

O presente artigo vem para dar exatamente este alerta, acorde e seja mais criterioso com aquilo que você consome como informação, fuja da massa ruminante existente também no meio corporativo, esta saída existe.

Isto inclui o que seus filhos estão assistindo e consumindo na internet também, lembre-se que se você é alvo fácil desses mentirosos calhordas, imagine o que não fazem com crianças inocentes em processo de formação cognitiva.

Tenho presenciado um receio enorme por parte de alguns investidores que estão sendo guiados e influenciados por redes de comunicação que não possuem nenhum comprometimento com a verdade, induzindo a erro dezenas de milhares de pessoas diariamente.

Não leve de forma literal tudo o que é propagado pela mídia, pois ela é financiada por grupos que possuem interesses políticos e financeiros próprios que muitas vezes vão exatamente contra aquilo que você e eu acreditamos, meritocracia, trabalho e a busca incessante por resultados através da honestidade e retidão organizacional.

Já que não temos imprensa confiável para negócios, pois estão sempre nas mãos dos mesmos grandes grupos, a alternativa é variar as fontes, aumente sua pesquisa sobre novos canais que geram conteúdo que esteja um pouco imune a praga mamilocrata. Existem excelentes fontes, pesquise, você vai encontrar.

Perceba que estes grupos de mídia não tem nenhum apreço por esses fundamentos, trabalho e resultados.

Eles fazem parte de um grupo de “mamilocratas”, aqueles que não conseguem viver sem uma “tetinha” pública ou dinheiro fácil do contribuinte roubado de forma sorrateira e por isso estão hoje a martelar diariamente que a “democracia” do País está sob ameaça.

Muitos atualmente estão sendo financiados por grupos externos poderosos com interesses que vão contra (e neste caso de verdade) a nossa democracia.

Se você colocar um filtro em tudo que é disponibilizado pela mídia tradicional, vai entender que se não estiver atento, em poucos minutos estará propagando uma narrativa totalmente diversa do mundo real e isto é muito perigoso.

Pra quem não sabe, iniciei minha carteira de trabalho em uma empresa de comunicação, até locutor de rádio FM eu já fui e posso lhe garantir que há mais de 30 anos as práticas da mídia em favor de interesses escusos são uma constante.

Perceba que a maioria dos grupos de mídia são financiados por políticos e aqueles que não são estão sempre as voltas com os governantes. Parece trivial, mas encontro grandes executivos que não enxergam isso pois sequer tiveram acesso a esta informação tão básica.

Hoje temos uma quebra de paradigma, um modelo novo de política que foi levado ao poder por um modelo novo de comunicação, a internet. Você não estaria lendo esse artigo se dependesse da mídia tradicional, pode ter certeza disso.

As redes sociais deram voz aqueles que as redações dos jornais censuraram por décadas. Por isso quando você ler que a democracia está sob ataque, entenda que a democracia a que eles se referem é o monopólio da informação, opinião e tudo que venha confrontar seus interesses escusos e sujos.

Comece a pesquisar os interesses e feudos defendidos por esses bandidos (não há como não denominá-los com outro adjetivo), mudanças climáticas, ataque as florestas, nossos índios, fique em casa, todas narrativas que estão a defender apenas a “democracia” e o interesse deles, nunca a do bem comum.

Quem será que ganha quando a população inteira fica em casa? A audiência dessa mídia seria aumentada? Um grande canal de notícias é inaugurado em meio a uma pandemia global? Eles sabiam disso com antecedência? Se sim, então a pandemia já era de conhecimento de certos grupos? Entenda que este questionamento parece absurdo, mas necessário. Questione, pesquise, sempre!

Entenda a necessidade de traduzi-las, defenda a Amazônia (quem seria contra essa pauta) nos dê mais dinheiro. Seja contra o racismo (quem em sã consciência é a favor do racismo), nos dê dinheiro para defender os menos favorecidos.

O pior em tudo isso é ver grandes corporações queimando bilhões em recursos de seus acionistas ao caírem como patinhos nessas narrativas que aos olhos de quem possui senso crítico (e graças a Deus ainda são muitos) não passam de balela barata e a imagem de que a empresa está sendo gerida por palhaços.

Até mesmo CEOs para pagarem de bons moços acabam por levar suas corporações a este oceano de imbecilidades sem o menor senso crítico, é de sangrar os olhos esse tipo de comportamento infantiloide e irresponsável.

Muitas vezes essas ações confundem os consumidores, que também entendem que essas empresas estão de alguma maneira fraudulenta se beneficiando dessas pautas totalmente fora da realidade.

Veja que o País fora saqueado por décadas em cifras bilionárias e a imprensa tradicional publicava apenas receitas de bolo.

O desespero da “mamilocracia” é um sinal que estamos no caminho certo e que cabe a nós, gestores ativos no meio privado levar esse alerta a todos os demais que praticam o ato heroico de empreender em um País tomado por “mamilocratas” que nada produzem e querem lhe privar de pensar, opinar e que você dê bilhões em dinheiro público a eles para isso.

Não caia nessa narrativa, o País nunca teve seus fundamentos democráticos tão consolidados, os investimentos estão acontecendo aos bilhões (eu sei disso pois esse é nosso trabalho e posso lhe garantir que está sendo feito sem um centavo oriundo do meio mamilocrata), mesmo com o desafio global da pandemia do vírus chinês.

Entenda que enquanto você ouve os “especialistas” da mídia, aqueles que já entenderam (mesmo que de forma inconsciente) como funciona a “mamilocracia” estão trabalhando, ganhando mercado e dinheiro honesto (artigo raríssimo em nossa fauna de negócios) como nunca.

Molde sua própria opinião, deixe ela guiar seus passos, pare de orientar seus negócios por “análises” e comece a trabalhar com “fatos”, estes vão levar seu negócio ao que interessa, RESULTADOS.

Até o próximo artigo!

@LicioMelo