AVERY DENNISON inaugura NOVA FÁBRICA no BRASIL após INVESTIMENTO de R$ 170 MILHÕES

AVERY DENNISON inaugura NOVA FÁBRICA no BRASIL após INVESTIMENTO de R$ 170 MILHÕES

NOVA UNIDADE tem CAPACIDADE PRODUTIVA de UM BILHÃO de unidades de ETIQUETAS inteligentes por ANO – Clientes InduXdata PROSPECTARAM (em 2020), VENDERAM e continuam VENDENDO (com uma metodologia EXCLUSIVA), para este GRUPO INDUSTRIAL em todos os SEUS INVESTIMENTOS no BRASIL

A equipe do BVMI visitou e confirmou a entrada em operação da mais nova planta industrial na América do Sul da maior fabricante de etiquetas RFID do mundo, a Avery Dennison Smartrac.

Este projeto industrial foi amplamente atendido por dezenas de clientes InduXdata, que iniciaram o processo de prospecção desta oportunidade de investimento industrial, quando a mesma ainda se encontrava em sua fase de estudos, iniciados ainda no primeiro trimestre de 2020 para atender a crescente demanda da região.

O projeto industrial foi desenvolvido para ser instalado no município de Vinhedo, no interior de São Paulo, com a construção iniciada em maio de 2021, no complexo onde a companhia já possui uma base da divisão de materiais para rótulos e comunicação visual, o que permite ter uma estrutura de apoio para a nova fábrica.

A nova unidade industrial possui 2 mil metros quadrados, e a nova planta terá o potencial de produzir cerca de um bilhão de unidades de etiquetas inteligentes por ano.

Em conversa com o vice-presidente e gerente geral da Avery Dennison Smartrac, Francisco Melo, este é o objetivo a ser atingido já que o mercado brasileiro é promissor neste setor.

“Hoje observamos aqui novas oportunidades, novos clientes. Na parte do varejo, por exemplo, o Brasil tem uma situação muito particular. Ao contrário do que acontece em outros países, os principais players são locais. E a principal razão de vir para o país é atender este mercado que se rege por regras mais regionais, com marcas locais”.

Trata-se de uma tecnologia muito versátil. Por isso, a Avery Dennison está de olho em diversos potenciais setores brasileiros – e sul-americanos – como o da beleza, automotivo e agronegócio, além do varejo têxtil, que tem a maior adoção de RFID no mundo.

A nova fábrica de Vinhedo vai produzir uma enorme variedade de etiquetas inteligentes, inclusive para produtos que têm composição líquida ou que contém metais na embalagem, o que até alguns anos atrás era uma dificuldade para se encontrar no mercado.

Atualmente, as etiquetas inteligentes são usadas hoje para aumentar a precisão das informações sobre estoque já que permitem a leitura à distância de forma automatizada.

Segundo a empresa, adotando este sistema é possível fazer o inventário de uma loja até 20 vezes mais rápido do que utilizando o código de barras.

Com esta identidade digital exclusiva é possível também rastrear o produto desde sua origem até o fim da vida útil, além de evitar desperdícios, uma vez que o empresário vai saber exatamente o que tem no estoque.

“O que acontece muitas vezes na indústria do varejo é que se produz um pouco a mais porque eu sei que vou ter perdas, não sei onde as coisas estão. Poder otimizar a minha produção cria uma possibilidade de redução de desperdício muito grande”, afirma Melo.

No evento de inauguração da nova fábrica, que aconteceu na primeira quinzena do mês passado, com a presença do presidente e diretor de operações da Avery Dennison Corporation, Deon Stander, ele enfatizou a importância de aliar aos negócios a preocupação com o meio ambiente.

“Com um supply chain mais eficiente faremos algo para melhorar o planeta” disse Stander.

Com a identificação inteligente, as companhias que adotam esta tecnologia podem trazer também mais transparência para os clientes.

“Principalmente as gerações mais jovens querem saber onde foi feito o produto, por quem, com quais materiais. Garantir que as coisas são produzidas de forma correta e que a cadeia de fornecimento é gerida de forma correta também”, detalhou Melo.

Isso possibilita também um modelo circular de produção. A tecnologia facilita a reciclagem ou reutilização do material, fato importante quando se leva em consideração o aumento no consumo de uma forma geral.

Dentro da nova fábrica, também foi instalado um laboratório conceito. O ILab Brasil apresenta aos visitantes e parceiros como os recursos de identificação digital podem facilitar a vida das empresas. É possível interagir com as demonstrações das etiquetas inteligentes e observar tendências.

Atualmente, a empresa investe em startups que tem ideias inovadoras dentro da área.

Um exemplo disso é Wiliot: no próprio ILab, é possível ver um copo com três etiquetas que permitem consultar a temperatura e a quantidade da bebida que está lá dentro.

Segundo o gerente de desenvolvimento de mercado, Alexander Modro, essa tecnologia pode servir para o setor farmacêutico, por exemplo.

“Você pode colocar essa etiqueta inteligente na tampa de um remédio e receber um aviso de que esse medicamento foi aberto. Se você tem alguém idoso em casa, pode fazer este acompanhamento”, explicou Modro.

Esta tecnologia começa a ser avaliada com expectativa de implementação nos próximos anos.

A Avery Dennison também tem uma plataforma de nuvem digital, atma.io, que faz parte deste processo de inovação, e desbloqueia o poder dos produtos conectados através da atribuição IDs digitais exclusivos a itens do dia a dia que permitem que o cliente rastreie o produto de ponta a ponta.

“Queremos ter parceiros locais e colaborar com o ecossistema em termos de infraestrutura. Nós estamos investindo sempre a frente do mercado. E à medida que a tecnologia vai avançando, nós poderemos atender as necessidades dos nossos clientes”, finalizou Francisco Melo.

Fonte – Equipe BVMI – InduXdata – Assessoria

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