BORGWARNER investe mais de R$ 150 MILHÕES em NOVA FÁBRICA no BRASIL

BORGWARNER investe mais de R$ 150 MILHÕES em NOVA FÁBRICA no BRASIL

Nova Fábrica será INAUGURADA no PRIMEIRO TRIMESTRE de 2023 – Equipe INDUXDATA Europa também validou PROJETO GREENFIELD da COMPANHIA em PORTUGAL com INVESTIMENTO de R$ 230 MILHÕES, que vai entrar em OPERAÇÃO no segundo semestre de 2023 – Clientes InduXdata fecharam CENTENAS de CONTRATOS neste PROJETO GREENFIELD enquanto o mesmo ainda se encontrava em sua FASE de ESTUDOS, ainda no último TRIMESTRE de 2021, e continuam VENDENDO em todos os INVESTIMENTOS INDUSTRIAIS do GRUPO INDUSTRIAL em diversos Países do GLOBO – Enquanto seus pobres concorrentes, estão curtindo o SONINHO dos PERDEDORES

A equipe InduXdata Field confirmou na manhã desta sexta-feira (25/11/22), que a nova fábrica de baterias da companhia norte-americana BorgWarner Inc., instalada no município de Piracicaba no interior de São Paulo, iniciou o setup de testes operacionais para suas novas linhas fabris nesta unidade.

Clientes InduXdata participam de todas as etapas desta nova unidade industrial, bem como também haviam participado no investimento anterior superior a R$ 80 Milhões realizado no município de Itatiba, concluída no segundo semestre de 2011.

Estes clientes que utilizam um método exclusivo de inteligência e approach industrial, iniciaram o processo de prospecção industrial, quando o novo projeto industrial ainda se encontrava em sua fase de estudos, no último trimestre de 2021, fechando centenas de contratos de vendas industriais.

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A equipe do BVMI havia validado no decorrer do evento da Autopar 2022, que a companhia iria investir na instalação de uma nova fábrica de baterias para veículos elétricos em Piracicaba (SP).

Este projeto como validado em 2022 pela equipe InduXdata, iria ser realizado dentro da unidade que fabrica componentes para reposição e sistemas de injeção.

Em setembro do ano passado a empresa já havia confirmado também um novo investimento para o processo de expansão da capacidade produtiva da unidade de Piracicaba.

Na época, Amaury Oliveira, vice-presidente de aftermarket da BorgWarner para a América do Sul havia dito:

A companhia adquiriu a Akasol e está construindo uma fábrica de baterias para fornecer aos veículos elétricos que serão produzidos na América do Sul e também para exportar

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Na oportunidade ele havia acrescentando que a expectativa é de que a unidade esteja pronta em meados do ano de 2023, assim, o cronograma vem sendo confirmado, pois o investimento se encontra em suas etapas finais.

A BorgWarner realmente comprou a Akasol, que é uma fabricante de baterias para veículos elétricos fundada em 2008, com sede na Alemanha.

A equipe do BVMI também acompanhou e confirmou que neste ano, em abril, a multinacional concluiu a aquisição da Santroll Automotive Components, fabricante de motores elétricos para veículos leves.

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Estas compras realizadas pela empresa, assim como a Delphi, ocorrida em 2020, vão ao encontro da estratégia da empresa de ampliar seu portfólio de produtos destinados a veículos híbridos e elétricos.

A nova fábrica da companhia no Brasil, será inaugurada oficialmente no primeiro trimestre de 2023 em e já tem um cliente ativo: a Mercedes-Benz do Brasil.

A companhia possui faturamento global validado de US$ 14,8 Bilhões em 2021, e fixou como meta chegar em 2030 com 45% da receita proveniente de sistemas de eletrificação, segundo Marcelo Rezende, diretor geral dessa área no Brasil.

Somente em 2022, diz ele, a companhia obteve US$ 2,9 Bilhões em novos negócios em veículos elétricos, acima da meta de US$ 2,5 bilhões inicialmente calculada para ser alcançada em 2025.

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Engenheiro mecânico, Rezende vem de outra empresa, a Delphi, empresa que foi comprada pela BorgWarner há dois anos.

O negócio incluiu a fábrica de Piracicaba, que pertencia à Delphi. É a mesma que acaba de ser reformada para receber a nova linha da Akasol, marca que será mantida.

Os sistemas de baterias serão produzidos em um prédio que estava alugado.

A produção dos sistemas de baterias será feita a partir de componentes importados, que serão complementados com itens fabricados em Piracicaba.

As baterias de íons de lítio chegarão da Alemanha pelo Porto de Santos (SP).

Trata-se de um componente grande. Cada um mede 1,80 metro por 70 centímetros e pesa 500 quilos.

Ao componente importado, a fabrica brasileira adicionará os módulos de gerenciamento, de carregamento e um que interliga os demais.

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Cada ônibus elétrico terá, em média, quatro conjuntos de baterias, distribuídos no teto e na traseira do veículo.

Segundo Rezende, a nacionalização de parte dos sistemas garantirá ao comprador dos ônibus acesso ao Finame, linha de crédito especial do BNDES para veículos comerciais, que recebeu adaptações para incluir veículos elétricos.

O ônibus da Mercedes, primeiro cliente da nova operação da BorgWarner, marca também a estreia da montadora alemã na eletromobilidade no Brasil.

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Rezende aposta na expansão da eletrificação não apenas no segmento de ônibus urbanos, como também de caminhões e vans de entrega.

Ele diz que a empresa tem conversado com outras montadoras.

O Brasil é o quarto maior mercado de veículos comerciais do mundo e a demanda pelos veículos elétricos deve crescer 400% nos próximos cinco anos”, destacou.

Embora no início da operação, o ritmo seja mais lento, a nova fábrica terá capacidade para produzir 4 mil sistemas de baterias por ano.

Segundo Rezende, quando atingir esse volume, a quantidade de energia ali produzida equivalerá ao suficiente para alimentar 200 casas durante um ano.

A direção da BorgWarner, empresa que está prestes a completar 50 anos no Brasil, não revela dados como o investimento na nova fábrica, número de funcionários e nem faturamento no Brasil.

Porém, a equipe InduXdata, que acompanha centenas de projetos industriais em andamento em todos mercados em nível global, calcula, incluindo os projetos idênticos realizados pela companhia em outros países, um investimento superior a R$ 150 Milhões.

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A direção geral cita expressivos percentuais de crescimento das vendas em diversas divisões.

Segundo a companhia, no acumulado deste ano, as fábricas brasileiras produziram 13,4% mais do que em 2021, incluindo fornecimento para montadoras, mercado de reposição e exportação.

A produção de motores de partida e alternadores voltados ao suprimento das montadoras no Brasil registrou crescimento de 110%.

O aumento da demanda de carros com motor turbo também beneficia a BorgWarner, que tem ampliado a produção de turbocompressores em sua planta industrial ativa em Itatiba (SP).

Segundo a empresa, turbos exclusivos para motores flex (abastecidos com gasolina ou etanol) estarão em 30% dos veículos leves vendidos no país este ano.

Essa participação deverá aumentar para 37% em 2023, 45% em 2025 e 54% em 2030.

Isso explica por que, apesar da estratégia de avançar nos sistemas de eletrificação, a companhia não descuida do mercado de veículos a combustão.

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De acordo com Wilson Lentini, diretor geral da área de emissões, sistemas térmicos e turbo da BorgWarner no Brasil:

Acreditamos que o Brasil ainda irá usufruir bastante da rota tecnológica dos seus biocombustíveis no segmento de veículos leves”.

O avanço da eletrificação em outras partes do mundo também começa a abrir oportunidades para fábricas instaladas no Brasil, que passam a assumir o fornecimento de componentes que deixam de ser produzidos em regiões mais avançadas na eletrificação, como a Europa.

Segundo Rezende, no próximo ano, a companhia passará a exportar motores de partida para Argentina, Uzbequistão e Coreia do Sul, para suprir uma plataforma global de um dos clientes da companhia.

Em 2022, o equivalente a 4% das vendas de motores de partida e alternadores da BorgWarner foram investidos na ampliação da capacidade das linhas de produção desses componentes na fábrica de Brusque (SC).

O plano é que esses investimentos industriais cheguem ao equivalente a 6,5% das vendas em 2023, quando será aberto o terceiro turno de produção na fábrica catarinense.

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Além de Brusque, a unidade de Itatiba (SP), também opera em três turnos.

Para Rezende, na era da eletrificação, a produção local continua a ter prioridade sempre que possível.

A decisão pela quarta fábrica de sistemas de baterias no Brasil foi uma estratégia da companhia para poder atender os clientes da região”, finalizou o executivo.

A equipe InduXdata Field atuante no mercado europeu, confirmou também que a BorgWarner está reforçando seu plano de expansão no concelho de Viana do Castelo.

Neste projeto greeenfield e ampliação industrial a companhia vai investir cerca de R$ 230 Milhões (cerca de 36 Milhões de Euros), que deverá estar operacional em 2023 e que vai gerar mais de 300 vagas de trabalho diretas.

BORGWARNER investe mais de R$ 150 MILHÕES em NOVA FÁBRICA no BRASIL
Projeto Greenfield da nova fábrica da BorgWarner em construção em Viana do Castelo

Clientes InduXdata que exploram as oportunidades de investimentos industriais no mercado europeu, estão participando em todas as etapas também da construção desta nova fábrica e validaram que a empresa comprou uma área com 78 MIL m².

O projeto de expansão fabril possui duas fases construtivas, a primeira etapa em andamento possui de 6 MIL m²e a segunda terá cerca de 17.500 MIL m².

A companhia é tradicional fabricante de componentes e sistemas para motores de combustão interna, como turbocompressores, correntes de sincronismo, embreagens viscosas de ventilação e transmissões.

Nos últimos anos a companhia começou a desenvolver produtos voltados à eletrificação veicular, como motores elétricos e baterias.

A empresa está presente em 96 unidades espalhadas em 24 países e emprega cerca de 50.000 colaboradores, sendo que em Portugal são, atualmente, 950 trabalhadores.

Fonte – Equipe BVMI – InduXdata Field Europa – Marli Olmos – Assessoria

Dica do BVMI – Trabalhe na BorgWarner Inc., acesse “Careers“, desejamos a todos boa sorte nos negócios e em seu processo de recolocação!

Dica de negócios – A indústria nacional em 2022 tem investimentos (validados) de R$ 2,6 TRILHÕES entre Projetos Greenfield, novos complexos industriais, expansão e atualização de suas plantas fabris e outros. Clientes CityCorp, finalizaram o mês de Outubro fechando mais de R$ 3,4 BILHÕES em vendas industriais! Eles já sabiam destes investimentos com antecedência, tinham em mãos quem eram as pessoas responsáveis pelos projetos, tem a mentoria personalizada de um manager com mais de 35 anos de expertise no mercado industrial, agilizando o contato assertivo (com os decisores) e fecharam e estão fechando rentáveis negócios na cadeia de novos fornecedores formada para atender as necessidades de centenas de demandas desta nova INDÚSTRIA de MÁQUINAS e EQUIPAMENTOS AUTOMOTIVOS. Este e mais de 18 mil investimentos industriais privados estão à disposição de nossos clientes ativos, através de um Big Data único. Conheça o InduXdata e venda com relacionamento, inteligência e rentabilidade no mercado industrial.

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