GM irá instalar segunda fábrica de motores em SC

GM irá instalar segunda fábrica de motores em SC
Inaugurada em fevereiro de 2013, a primeira fábrica de Joinville tem capacidade instalada de 120 mil motores e 200 mil cabeçotes por ano

A General Motors já fez o pedido de licenciamento ambiental de instalação (LAI) para a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e vai construir nova fábrica em Joinville, onde já tem unidade de motores, em operação desde outubro de 2012. A informação foi publicada pelo jornal “A Notícia”, de Joinville, que acrescenta que a nova unidade terá capacidade para produzir 280 mil motores por ano. A assessoria de imprensa da GM não confirmou as informações.

Jaime Ardila se aposentou da empresa em julho do ano passado.
Jaime Ardila se aposentou da empresa em julho do ano passado.

Em janeiro de 2016 você acompanhou no BVMI que durante a Feira do Automóvel de Detroit (EUA), o diretor da GM na América do Sul, Jaime Ardila, antecipou ao jornalista Luís Meneghim (ND) esta ampliação da fábrica de Joinville para construir motores três cilindros 1.0 para futuros carros da montadora. Lembrando que o colombiano Jaime Ardila se aposentou da empresa em julho do ano passado, depois de aproximadamente 30 anos de trabalho na companhia americana. “Posso dizer que não será em 2015 e nem em 2016”, ressalvou Ardila, o que o BVMI conclui e fica claro é que este investimento acontecerá em 2017.

Conforme as informações do jornal catarinense, a montadora planeja concluir as obras no prazo de dez meses, a partir do início dos trabalhos. “A futura fábrica vai ocupar 36.813 metros quadrados de área coberta, mais 6,4 mil metros quadrados de área descoberta, para pátio. Haverá estação de tratamento de resíduos, além de refeitório”, escreve o repórter Claudio Loetz.

Na matéria, o jornalista lembra que, quando começou as operações da primeira unidade em Joinville, a GM já havia anunciado uma segunda fábrica, que iria produzir câmbios e transmissões. Mas os planos foram colocados em stand by ainda em julho de 2012.

“Em setembro deste ano, uma fonte ligada ao governo do Estado já havia informado a esta coluna que a GM pretendia concentrar toda a produção de motores em Joinville”, informa Loetz, lembrando que a fábrica que já está em funcionamento na cidade recebeu investimento de R$ 350 milhões e que, em 2012, a previsão de investimentos na segunda unidade, a de transmissões, era de R$ 710 milhões.

Fonte – BVMI – Usinagem Brasil – Claudio Loetz/A Notícia

Dica do BVMI – Trabalhe na GM e Chevrolet no Brasil, envie seu CV para o endereço da página de Corporate Office da companhia, desejamos a todos boa sorte em seu processo de recolocação!