De acordo com a coluna de Estela Benetti Chineses buscam negócios em SC
Comitiva da província de Hebei, China, participou de reunião na Secretaria de Estado da Fazenda de SC. O objetivo foi estreitar relações comerciais com SC. Um dos investimentos previstos em função dessa aproximação é o TGSC, Terminal de Granéis de Santa Catarina, em São Francisco do Sul.
O projeto, que tem entre os sócios o grupo chinês Hopeful, terá investimento de R$ 600 milhões na etapa inicial. A unidade poderá capacidade de movimentar 8 milhões de toneladas de grãos ao ano. Segundo o vice-governador da província chinesa, Shen Xiaoping, o projeto traz benefícios mútuos para a China e para o Brasil. É é preciso, agora, acelerar o andamento do investimento, disse ele.
Quem acompanha o BVMI já sabia desde 2014 que a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República havia liberado em Brasília, a construção pela iniciativa privada do novo terminal de granéis ao lado do porto público de São Francisco do Sul.
Ao todo, serão R$ 600 milhões em investimentos na estrutura, que terá capacidade de movimentar anualmente 10,5 milhões de toneladas e armazenar até 275 mil toneladas de grãos (milho e soja) para a exportação. “A solução para o desenvolvimento do país está nesta fórmula: Estados e Governo Federal trabalhando em conjunto com a iniciativa privada. Este é um momento importantíssimo para a economia catarinense”, salientou o governador em exercício, Nelson Schaefer Martins, presente no ato.
O projeto do terminal é um investimento da LogZ, Litoral Agência Marítima e do grupo chinês Hopeful. Visa a construção de dois berços, totalizando 453 metros de cais com calado natural de 14 metros. O berço externo contempla quatro torres fixas tipo Pescantes para a exportação, enquanto o berço interno poderá fazer tanto exportação quanto importação através de dois ship loader e um ship unloader. Além disso, o projeto contará com uma infraestrutura capaz de interligar o terminal com os armazéns vizinhos. Atualmente, o Porto de São Francisco do Sul responde por 11% das exportações nacionais de grãos, número que irá duplicar após o início da operação do novo terminal.
Fonte – BVMI – Licio Melo – Coluna Estela Benetti