Montadora confirmou hoje a fabricação do utilitário esportivo Creta em Piracicaba-SP, segmento é o único com crescimento nas vendas em 2016
O único segmento da indústria automobilística que está vendendo mais do que no ano passado, o de utilitários-esportivos (SUVs), ganha novo concorrente nacional. A Hyundai confirmou que vai produzir o Creta em Piracicaba-SP, na mesma linha da família HB20.
O novo SUV de pequeno porte vai disputar mercado com modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford EcoSport e Nissan Kicks. Juntos, esses veículos respondem por metade das vendas de utilitários no País, que até agosto somam 195,7 mil unidades, quase 3% acima dos volumes de 2015.
- Sinais opostos:
3% foi a alta nas vendas de utilitários no País até agosto
33% foi a queda na venda dos populares
Os dois segmentos que dominam o mercado nacional, o de hatch pequenos, com 282,9 mil unidades neste ano, e de entrada (antes chamados de populares), com 234,3 mil unidades registram quedas respectivas até agosto de 14% e de 33% em relação ao ano passado.
O mercado total de automóveis e comerciais leves registra recuo de 22,8% no período, com 1,305 milhão de unidades.
“O mercado de SUVs é promissor e está em expansão”, justifica o gerente de relações públicas da Hyundai, Maurício Jordão. Ele não revela, ainda, o investimento no projeto e diz que, por enquanto, não há previsões de ampliação do número de funcionários. Hoje, o grupo emprega 2,7 mil funcionários.
O Creta começará a ser vendido em 2017, mas será exposto ao público em novembro, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O modelo já é produzido na China (onde é chamado de ix25), na Índia e na Rússia. A versão brasileira, segundo a empresa, terá visual e equipamentos exclusivos.
Três turnos
A fábrica da coreana Hyundai em São Paulo foi inaugurada em 2012, com investimentos de US$ 700 milhões e produz a família HB20 em quatro versões. É a única montadora no País que opera em três turnos de trabalho.
Com capacidade anual para 180 mil veículos, a Hyundai deve produzir este ano 165 mil unidades, mesmo volume do ano passado. De janeiro a agosto a marca vendeu 106,5 mil unidades do HB20, volume igual ao do mesmo período de 2015. A versão hatch está em segundo lugar entre os automóveis mais vendidos no País (75,8 mil unidades no ano), atrás do Chevrolet Onix (92,5 mil).
Somando veículos importados, a Hyundai é a quarta maior montadora do País, com 129 mil unidades vendidas, volume 5% inferior ao de igual intervalo do ano passado. Estão à frente a General Motors, com 217,8 mil veículos (redução de 16,8% em relação a 2015), Fiat, com 202 mil unidades, e Volkswagen, com 166,9 mil – ambas com queda de 35% se comparado aos números de janeiro a agosto de 2015.
A Hyundai é uma subsidiária do grupo coreano Hyundai Motors. Já a Hyundai-Caoa pertence ao empresário brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade e produz em Anápolis (GO) caminhões e os utilitários Tucson e ix35 sob licença da marca com sede na Coreia do Sul.
O grupo brasileiro também é importador exclusivo de veículos da Hyundai e detém o maior número de concessionárias da marca.
Fonte – BVMI – Licio Melo – Cleide Silva – Eduardo Laguna/Oesp