Resultado de outubro deve ser bem recebido pelo BC europeu
A atividade manufatureira da zona do euro acelerou o crescimento em outubro para o ritmo mais rápido em quase três anos e pressões inflacionárias mostraram sinais adicionais de recuperação, de acordo com pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) hoje.
Os resultados serão bem-recebidos pelo Banco Central Europeu, que tem lutado para elevar o crescimento e a inflação apesar de anos de política monetária ultrafrouxa.
A leitura final do PMI de indústria para a zona do euro subiu para 53,5 em outubro, máxima em 33 meses, ante 52,6 em setembro e 53,3 na estimativa preliminar — confortavelmente acima da marca 50 que divide crescimento de contração.
“O setor manufatureiro da zona do euro fez um começo positivo do último trimestre. A base ampla da aceleração do crescimento sinalizado pelo PMI foi especialmente agradável”, disse o economista sênior da IHS Markit Rob Dobson.
As novas encomendas cresceram no maior ritmo em 2 anos e meio mesmo com a alta nos preços pela primeira vez em mais de um ano. O índice de preços na produção ficou em 50,8, máxima em 16 meses e acima dos 50 pela primeira vez desde agosto do ano passado. Em setembro, havia ficado em 49,9.
Fonte – BVMI – Licio Melo – REUTERS