A equipe InduXdata Field validou na manhã desta quarta-feira (05/07/23), que a Portos RS prepara um investimento em logística industrial de R$ 160 Milhões no complexo portuário sob sua administração, que inclui os terminais de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Neste segundo semestre, a companhia deve abrir licitação para construir um novo terminal dedicado à movimentação de cargas agrícolas no porto de Rio Grande, o de maior movimentação entre os três.
De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, parte do desembolso já está em execução e parte é remanescente de investimentos que estavam previstos para 2022 e que ficaram com execução pendente para o atual exercício fiscal.
A previsão de investimentos para o ano passado era de R$ 120 milhões, e a execução totalizou R$ 100 milhões.
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Autonomia de gestão
A Portos RS passou por mudanças em maio do ano passado, quando a empresa deixou de ser uma autarquia subordinada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado e passou a operar como uma empresa pública, que tem o próprio Estado como controlador e único dono.
Segundo Klinger, a mudança deu mais autonomia à autoridade portuária para a tomada de decisões sobre orçamento e gestão.
O caixa da empresa é composto, principalmente, por receitas de tarifas de operações portuárias, além da arrecadação com contratos de arrendamento.
A partir da mudança administrativa, diz o executivo, foi possível licitar obras, entre elas a primeira etapa de dragagem do canal de atracação do cais público, além de pavimentação, sinalização e monitoramento ambiental.
“Eu dependia da estrutura do Estado para fazer uma licitação, um investimento. Como empresa, eu sigo tendo uma regulamentação de empresa pública e atendendo órgãos de controle, mas nós temos toda a autonomia financeira e operacional” disse Klinger.
Ele pontua que os recursos, antes enviados para o caixa único do Estado, agora vão diretamente para o caixa da companhia.
Para este ano, a companhia prevê realizar uma segunda etapa de dragagem, uma nova fase de pavimentação e melhorias de sinalização.
Já estão em andamento obras a melhoria dos acessos ao cais público, com instalação de sistemas automatizados para melhoria da segurança nas operações, e armazéns do cais público de Rio Grande que estão sem uso passam no momento por reavaliação.
Além da parte pública, o complexo tem nove áreas arrendadas e 22 terminais privados em operação, que movimentam cargas como grãos, fertilizantes e celulose.
Produtos e insumos agrícolas respondem por uma parcela significativa do fluxo de mercadorias nas áreas públicas do complexo, por onde passam de 30% a 35% do Produto Interno Bruto do Estado.
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Movimentação em alta
O BVMI confirmou que de janeiro a maio deste ano, o fluxo total, só em Rio Grande, foi de 15,83 milhões de toneladas, um volume 6% superior ao do mesmo período em 2022.
O agronegócio responde por 90% da movimentação de cargas do complexo. O volume de soja em grão foi o que mais cresceu (88,64%), seguido por ureia (32,91%), fosfato (31,56%), farelo de soja (19,05%) e cloreto de potássio (11,44%).
No total, a movimentação de cargas nos portos brasileiros registrou um crescimento de 1,64% em relação ao 1º trimestre do ano passado.
Segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) o país movimentou 279,5 milhões de toneladas no período. Em relação ao 4º trimestre de 2022, o movimento caiu 8%.
Os itens mais movimentados em 2023 foram minérios de ferro, petróleo e derivados e soja.
Os 3 corresponderam a 55,9% do total. Já o que teve a maior alta no período foi o milho, com 155,3%.
O mês de março puxou o crescimento no 1º trimestre com um volume total de 104,5 milhões de toneladas.
Janeiro e fevereiro registraram um montante de 87,6 e 87,5 milhões de toneladas, respectivamente.
O terminal que teve maior movimentação no período foi o de Ponta da Madeira (MA) com 31,3 milhões de toneladas movimentadas. Em seguida vem o Porto de Santos (SP) com 28,3 milhões de toneladas.
Novos projetos
A equipe InduXdata confirmou que novos projetos de ampliação da capacidade de operação estão no horizonte da Portos RS.
A companhia fez um mapeamento de áreas disponíveis, na expectativa de atrair mais operadores de cargas agrícolas.
O prazo para o recebimento de propostas para utilização desses locais encerrou-se há um mês.
Entre as licitações que devem ser concluídas em breve está a do Terminal Logístico do Arroz, no porto de Rio Grande, destinado, prioritariamente, à movimentação do cereal, mas também de outros granéis sólidos, com exceção da soja.
O local, segundo o presidente da Portos RS, está operacional, ainda que precise de mais investimentos e melhorias.
Para o novo terminal agrícola em Rio Grande, a companhia afirma que o processo está caminhando “dentro da normalidade”.
Segundo Klinger, a expectativa, a depender do projeto para o local, é ter uma operação em até dois anos.
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Clientes InduXdata vendem mais no mercado industrial
Os clientes InduXdata estão sempre um passo à frente, recebendo antecipadamente a validação e todos os detalhes de todos os projetos industriais através de seu Manager, em um modelo de prospecção e inteligência comercial exclusivos.
Isso permite que eles iniciem o trabalho de prospecção antes mesmo de seus concorrentes, garantindo uma vantagem competitiva significativa no mercado.
A estimativa é que mais de 70% do CAPEX de todos os projetos de logística industrial no mercado brasileiro, seja atendido de forma direta por clientes InduXdata, performance que vem se repetindo em projetos que possuem as mesmas características deste em andamento.
Fonte – Equipe BVMI – InduXdata Field – Raphael Salomão
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