Planta de El Palomar produzirá nova plataforma CMP a partir de 2019
O Grupo PSA investirá US$ 320 milhões na Argentina para produzir sua nova plataforma modular CMP (Common Modular Plataform), como parte de sua estratégia regional em fabricar apenas modelos sobre esta mesma base a fim de reduzir a complexidade e os custos das unidades produtivas da região. O anúncio foi feito pelo presidente do grupo na América Latina, Carlos Gomes, ao presidente argentino Mauricio Macri na semana passada em Buenos Aires.
O primeiro veículo sob esta nova base está previsto para 2019 e será destinado tanto para o mercado local como para exportação. A empresa vem trabalhando há mais de um ano no planejamento de transformação da fábrica de El Palomar, localizada na região metropolitana da capital argentina, com o objetivo de transformá-la em uma referência mundial de produção para o grupo. Neste período, já adotou ações que, segundo a própria PSA, começaram a dar resultado.
Em dezembro de 2015, a montadora comprou uma fábrica local de estamparia, além de iniciar a implementação do full kitting (nova metodologia de abastecimento de peças na borda da linha de montagem), processo que já está em curso na unidade brasileira de Porto Real-RJ e que auxilia nos ganhos de flexibilidade, agilidade e competitividade.
Essa transformação da PSA na Argentina inclui ainda a criação de um futuro parque de fornecedores em Tres de Febrero, também na capital Buenos Aires, além de um aumento significativo da integração local, a fim de impulsionar a cadeia de fornecedores argentinos.
A produção local da plataforma CMP permitirá a produção de uma gama completa de modelos das marcas Peugeot, Citroën e DS, fazendo da planta de El Palomar parte do programa global da companhia, podendo realizar lançamentos sincronizados com o resto do mundo.
A plataforma também é conhecida internamente como multienergética, uma vez que esta mesma base está sendo utilizada pela PSA em parceria com a Dongfeng para um projeto de linha de veículos com propulsão alternativa aos motores de combustão interna. O objetivo de ambas é lançar até quatro carros elétricos até 2021
Fonte – BVMI – Licio Melo – Redação/AB
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