Os INVESTIMENTOS da companhia para toda a América Latina foram de R$ 65 MILHÕES e a previsão é de que em 2021 chegue a R$ 71 MILHÕES
A equipe do BVMI confirmou que a Furukawa concluiu a instalação de sua nova fábrica em Curitiba (PR) para expandir a produção de soluções de conectividade óptica.
Clientes que utilizam o Projeto OObi participaram da cadeia de fornecedores industriais desde o início do cronograma deste grande investimento industrial.
Foi confirmado também que o valor do investimento direto foi de R$ 24 milhões e a nova unidade fabril vai aumentar a capacidade produtiva da companhia em 30%.
De acordo com o presidente da companhia, Foad Shaikhzadeh, a Furukawa Industrial Optoeletrônica (FIO), veio para atender o aumento grande da demanda por equipamentos de conectividade.
A empresa afirma que, além de ampliação do espaço físico, a nova unidade ganha em automação, modernização e, ainda, passa a abrigar uma nova área de produção de equipamentos ópticos ativos, atendendo à demanda do mercado por soluções cada vez mais completas, no conceito one-stop-shop.
Clientes industriais do OObi acompanharam pelo BVMI Premium a validação da informação da aprovação da compra do terreno por parte da empresa, que foi aprovada pelos acionistas em junho e de agosto até o momento, o galpão foi transformado para abrigar a nova fábrica.
“Toda a implantação foi feita durante a pandemia, o que mostra que a demanda por conectividade e a aceitação da solução de cabos e cordões pré-conectorizados em fábrica”, informou Foad.
A solução, produzida sob medida para os mais diversos ambientes de rede externa e interna, vem ganhando o reconhecido pelo mercado.
Para a companhia, o ganho proporcionado por esses produtos plug & play fez sua demanda aumentar em curto prazo.
O número de funcionários nessa unidade também será ampliado para 580 pessoas, sendo 80 de novos colaboradores.
Com um total de mais de 2 mil funcionários, o Grupo Furukawa LatAm está adotando um modelo de jornada administrativa de trabalho com horário flexível, inédito no setor industrial.
“Nossos trabalhadores estão empenhados em manter a produção da Furukawa”, completou Foad.
A produção na nova unidade industrial teve início nestes primeiros dias de 2021.
Foad adiantou que, a partir de meados do ano que vem, a fábrica deve começar a produzir os cabos com mais de 400 fibras, usadas para redes externas (o cabo comum tem até 280 fibras).
E, a partir de 2022, passará a abrigar os projetos de cabos de alto desempenho, com até 6.912 fibras empilhadas, que são usadas em data centers.
“O Brasil não vai ficar de fora desse movimento”, afirmou.
O BVMI também confirmou que a Furukawa obteve um crescimento de 65% nas vendas de soluções de acesso e conectividade óptica em 2020 e 5% nas exportações, especialmente de cabos e cordões pré-conectorizados.
No mercado de fibra óptica, o crescimento foi de 5%, impactado pelo grande volume de cabo da China, que chegou ao mercado com preço 40% abaixo do custo de produção.
“É um movimento de dumping, que tem sido combatido na Europa”, confirmou Foad.
Os investimentos da empresa para toda a América Latina foram de R$ 65 milhões e a previsão é de que em 2021 chegue a R$ 71 milhões, sempre considerando o Capex.
Foad disse que a pandemia do coronavírus tem sido um desafio para a Furukawa, que ampliou seu e-commerce e sofreu pequenas paralisações por falta de insumos.
Ele entende que o crescimento que considera “excepcional” se deveu a alta demanda por banda larga.
Segundo Foad, há dois meses, a principal falta foi de cobre, devido as dificuldades do fabricante local e de problemas de logística para importação.
Mais recentemente, observou dificuldades nas áreas de plástico e embalagens e a solução tem vindo principalmente de importação.
“O Brasil desacelerou muito e ainda não recuperou a produção”, disse.
Apesar dos percalços, afirma que a produção da Furukawa não parou mais de dois dias.
“Nós aproveitamos a pandemia para realinhar a empresa e prepará-la para o que vem nos próximos anos”, afirmou Foad.
De acordo com ele, o 5G no momento não passa de marketing e de facilitador de vendas, mas será realidade em três a quatro anos.
“A China apostou na alta de demanda por fibra em função do 5G e ficou com um excedente de produção enorme que está inundando os outros países”, disse.
As grandes operadoras e provedores regionais de maior porte são os principais clientes da Furukawa, que detém 75% do mercado brasileiro, com cerca de 33% da participação. Redes locais e data centers respondem por 27% a 28% e os ISPs, por 14,4%.
Os cerca de 5% restantes são de utilities, especialmente no setor de energia, afirmou ao BVMI o diretor adjunto de Vendas no mercado brasileiro, Celso Motizuqui.
“Os ISPs tiveram uma demanda muito alta, assim como as grandes teles e estamos conseguindo entregar os pedidos imediatamente”, disse Motizuqui.
Foad disse que a empresa gerou um atendimento personalizado para os provedores de internet de todos os portes, com equipes dedicadas.
“Foi desenvolvido um conceito de full service, com ajuda até no marketing dos ISPs para atender melhor os clientes deles”, finalizou o executivo.
Fonte: BVMI Open – Licio Melo – Lúcia Berbert
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@LicioMelo