Após INVESTIMENTO superior a R$ 1 BILHÃO Grupo LOGUM INAUGURA seu NOVO TERMINAL em SP

Após INVESTIMENTO superior a R$ 1 BILHÃO Grupo LOGUM INAUGURA seu NOVO TERMINAL em SP

PROJETO anterior em OPERAÇÃO já CONSUMIU investimentos diretos de R$ 2 BILHÕES – Companhia FATUROU R$ 200 MILHÕES em 2020 – Clientes InduXdata PROSPECTARAM e VENDERAM neste PROJETO desde sua FASE de ESTUDOS

A equipe do BVMI confirmou que no próximo mês de setembro, toda a demanda por etanol na região metropolitana de São Paulo poderá ser atendida pelos novos dutos da Logum Logística.

Companhia controlada por Petrobras, Raízen e Copersucar, atualmente já possui dutos que transportam etanol de Uberaba (MG) a Ilha D’Água (RJ).

Agora, ela inaugura a expansão do sistema logístico para o principal polo de consumo do país, fruto de um investimento de R$ 1 bilhão realizado nos últimos dois anos.

Clientes que utilizam o InduXdata trabalharam a prospecção industrial deste projeto logístico, e estão vendendo seus produtos e serviços desde quando o mesmo ainda se encontrava em sua fase de estudos iniciais.

Estes mesmos clientes confirmaram que as primeiras atividades pré-operacionais do novo projeto vão acontecer na próxima semana, e as primeiras entregas comerciais serão feitas no fim de agosto, com a entrada em operação do novo terminal de Guarulhos, construído pela companhia.

Em setembro, será a vez de o novo terminal construído em São Caetano do Sul receber as primeiras entregas do biocombustível.

Ainda há uma parcela final da nova etapa de dutos que começará a operar em São José dos Campos a partir do ano que vem.

Na cidade, a Logum entregará etanol diretamente para as distribuidoras, atendendo toda a demanda do Vale do Paraíba.

Quando todos esses locais estiverem operando em sua plena capacidade, o sistema de dutos da Logum poderá movimentar 6 bilhões de litros de etanol por ano, dos quais dois terços deverão atender os novos locais de entrega.

O volume pode ainda ser ampliado em mais 1 bilhão de litros ao ano com a expansão da capacidade de transporte de etanol no trecho entre Paulínia e Guararema, que já possui operação.

De acordo com Wagner Biasoli, presidente da Logum, esse volume deverá ser atingido em até três anos – e é mais que o dobro do volume movimentado atualmente, de cerca de 2,5 bilhões de litros anuais.

Até 2030, a empresa espera elevar a movimentação para 9 bilhões de litros ao ano.

O etanolduto foi concebido na época do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), há dez anos, para facilitar a conexão entre as regiões produtoras do Centro-Sul e os pontos de consumo e de escoamento para outros mercados.

O projeto inicial, porém, sofreu atrasos por causa da crise que o setor de etanol enfrentou na década passada, que levou à quebra de dezenas de usinas, e, segundo fontes do setor, também por causa do envolvimento de alguns sócios na época – Odebrecht e Camargo Corrêa – na Lava-Jato, o que congelou por um tempo os aportes do BNDES no empreendimento.

A Logum já possui 350 quilômetros de dutos com pontos de recebimento de etanol em Uberaba e Ribeirão Preto e de entrega no centro de distribuição de combustíveis de Paulínia, em Barueri e em Ilha D’Água, de onde o biocombustível segue para o Nordeste por cabotagem.

O sistema atual foi fruto de aportes de R$ 2 bilhões. Os novos dutos serão operados diretamente pela Logum a partir do novo centro de controle em Ribeirão Preto, na primeira operação privada de dutos do país.

Os dutos anteriores são operados pela Transpetro, e também passarão a ser operados pela Logum num futuro próximo, segundo Biasoli.

O executivo não revelou o custo do transporte por dutos, mas disse que eles oferecem maior competitividade para o etanol em comparação com o transporte rodoviário.

Todos os dutos substituirão, em 2030, cerca de 410 mil viagens de caminhões-tanque por ano, 70% dos quais ocorrerão nas novas regiões atendidas.

Isso reduz o número de acidentes e dá mais segurança para a mobilidade”, disse.

Além disso, no fim da década, a substituição dos caminhões por dutos reduzirá as emissões de gases de efeito estufa em 230 mil toneladas de carbono equivalente ao ano.

O transporte por dutos já permite que as usinas melhorem a nota ambiental de seu biocombustível no programa RenovaBio, o que dá a elas a possibilidade de emitir mais Créditos de Descarbonização (CBios).

Para aproveitarem o benefício ambiental da nova extensão do sistema da Logum, as usinas precisam recertificar sua produção no programa.

Biasoli também espera que os dutos tenham efeito positivo sobre a arrecadação fiscal, já que, hoje, há sonegação fiscal em uma parcela da distribuição de etanol feita por caminhões.

É o melhor projeto que o Brasil teve nos últimos anos”, comemorou.

O retorno dos aportes deve ocorrer no longo prazo. O executivo preferiu não indicar em quanto tempo, mas disse que, em 2030, a expectativa é que a receita passe de R$ 1 bilhão.

Em 2020, a Logum faturou R$ 200 milhões, movimentando cerca de 2 milhões de litros de etanol – houve queda de 16% por causa dos impactos da pandemia.

Para 2021, a expectativa é de um resultado melhor, já que a movimentação já está maior que a de antes do início da pandemia.

Fonte – Equipe BVMI – Camila S. Ramos

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