Após R$ 150 Milhões Eletra coloca em operação fábrica de ônibus elétrico em São Paulo

Após R$ 150 Milhões Eletra coloca em operação fábrica de ônibus elétrico em São Paulo

A equipe InduXdata Field validou na manhã desta quinta-feira (29/06/23), a entrada em operação, de todas das linhas produtivas da nova fábrica de ônibus elétrico em São Paulo da Eletra Industrial.

O projeto para a construção desta nova fábrica, foi validado pela equipe InduXdata no último trimestre de 2021, e entregue pelo Manager a nossos clientes ativos, que participaram de forma direta em todas as etapas de mais este investimento industrial concluído.

A localização escolhida pela companhia foi um prédio industrial que, no passado, foi a sede da Conexel e Weidmüller do Brasil, passou por um processo completo de retrofit e agora está concluída em uma área total de 27 mil m².

O projeto industrial recebeu parte dos R$ 150 Milhões do plano de investimentos da Eletra, que tem como meta tornar-se a maior fabricante brasileira de veículos de transporte elétricos.


Confira investimentos industriais em que clientes InduXdata FECHARAM contratos MILIONÁRIOS:


Investimento em Retrofit Industrial

O projeto de retrofit industrial transformou o prédio em uma fábrica moderna, onde a Eletra recebe os chassis, fabricados por Mercedes-Benz e Scania, e instala o sistema elétrico fornecido pela WEG, formado por motor elétrico, inversor e baterias.

De lá o chassi vai para a fábrica da Caio Induscar em Botucatu, SP, onde é encarroçado para, finalmente, ser entregue ao cliente.

Todo o processo é feito no Brasil, por empresas aqui instaladas.

De acordo com Milena Romano, presidente da Eletra, a empresa é um exemplo de neoindustrialização:

A Eletra tem engenharia nacional e fornece produtos para um transporte limpo e sustentável, com foco na descarbonização, e com toda a cadeia formada por empresas brasileiras”.

A linha da Eletra é composta por seis modelos, todos urbanos. Variam de 10 m a 21 m articulado e há, também, opção para operações em vias segregadas em BRT, com um sistema que recarrega a bateria durante o trajeto.

A fábrica, de três pavimentos, tem capacidade para produzir 1,8 mil ônibus/ano, com potencial para, com a adição de um turno, subir em 50% o volume.

Também lá são feitos os retrofit de caminhões, em que o motor diesel é substituído por um sistema de propulsão elétrica.


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Eletra e ônibus elétrico

O BVMI confirmou que, embora tenha sido fundada em 1999, a empresa tem uma ligação bem mais antiga com a produção de veículos elétricos.

A primeira equipe de engenharia da Eletra era composta pelos responsáveis pelo plano de renovação tecnológica da extinta CMTC (Companhia Municipal Transporte Coletivo de São Paulo), nos anos 1980, que projetaram e produziram 400 trólebus.

Na avaliação de Iêda Oliveira, diretora executiva da companhia, com a nova fábrica, a Eletra estará em condição de atender imediatamente à crescente demanda por ônibus elétricos dos vários municípios que aprovaram leis e programas de troca das frotas a diesel por frotas de baixa emissão.

Além disso, a ampliação da área produtiva permitirá também expandir os serviços do e-Retrofit Eletra, serviço criado em 2018, voltado à conversão de caminhões a diesel em veículos elétricos e híbridos.

Embora tenha como principal objetivo o mercado brasileiro, a empresa – que já tem em seu histórico exportações para a América do Sul e Nova Zelândia – também está de olho no crescente mercado latino-americano para veículos de baixa emissão de carbono.

Mercado de ônibus elétrico no Brasil

O Brasil potencialmente chegará em 2024 com a maior frota de ônibus elétricos do continente.

Algumas leis que já foram implementadas em cidades brasileiras direcionando o uso desses veículos fazem acreditar que o Brasil viverá uma grande alavancagem nos próximos dois anos.

Podendo chegar a aproximadamente 3 mil unidades e se tornando um dos protagonistas regionais na diminuição das emissões de gás carbônico no transporte público.

Atualmente o país conta com apenas 68 ônibus elétricos a bateria em uso no transporte público, muito aquém da Colômbia, que já tem 1.589 ônibus elétricos, e do Chile que soma 849.

Somente a cidade de São Paulo contará 2.600 unidades em 2024. A capital paulista criou a Lei de Mudanças Climáticas (Lei nº 16.802), que tornou obrigatória a transição energética dos transportes via decarbonização para todo ônibus novo que entrar em circulação.

A proibição de novos ônibus a diesel poderá evitar emissões acumuladas da ordem de 1.924.662 toneladas de CO2 entre 2022 e 2028, tendo em vista à introdução de 2.602 ônibus de emissão zero até o final de 2024 e 6.602 em 2028, de acordo com estudo publicado pelo ICCT (2022).


Confira investimentos industriais em que clientes InduXdata estão neste MOMENTO fechando contratos MILIONÁRIOS:


Mercedes-Benz investe no ônibus elétrico

O BVMI confirmou que a Mercedes-Benz lançou este ano o primeiro chassi de ônibus elétrico totalmente desenvolvido e fabricado no Brasil.

A aposta da montadora alemã é que a eletrificação por aqui ocorrerá por nichos, impulsionada pelo transporte coletivo nas cidades.

Com autonomia de até 250 quilômetros, os novos veículos foram produzidos sob encomenda para a cidade de São Paulo (SP), que a partir de 2024 terá uma frota de 2,6 mil ônibus elétricos no transporte público.

O objetivo é cortar emissões. Atualmente, cerca de um terço das emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas de transportes movidos a diesel, nas cidades, tem os ônibus municipais como uma das principais fontes.

Outras cidades brasileiras também estão olhando para a alternativa em suas estratégias climáticas. A velocidade dessa transição, no entanto, depende de uma política nacional.

Clientes InduXdata vendem mais no mercado industrial

Os clientes InduXdata estão sempre um passo à frente, recebendo antecipadamente a validação e todos os detalhes de todos estes projetos industriais através de seu Manager, em um modelo de prospecção e inteligência comercial exclusivos.

Isso permite que eles iniciem o trabalho de prospecção antes mesmo de seus concorrentes, garantindo uma vantagem competitiva significativa no mercado.

A estimativa é que mais de 50% do CAPEX deste retrofit industrial do setor de mobilidade elétrico, tenha sido atendido de forma direta por clientes InduXdata, performance que vem se repetindo em projetos que possuem as mesmas características deste.

Fonte – Equipe BVMI – InduXdata Field

Dica do BVMI – Trabalhe na Eletra – Tecnologia de Tração Elétrica, acesse “TRABALHE CONOSCO“, desejamos a todos boa sorte nos negócios e em seu processo de recolocação!

Dica de negócios 

A indústria nacional em 2023 tem investimentos (previstos) de R$ 3,1 TRILHÕES entre Projetos Greenfield, novos complexos industriais, expansão e atualização de suas plantas fabris e outros.

Clientes CityCorp, fecharam mais de R$ 614 MILHÕES em vendas industriais até a primeira quinzena de junho de 2023!

Eles já sabiam destes investimentos com antecedência, tinham em mãos quem eram as pessoas responsáveis pelos projetos, tem a mentoria personalizada de um manager com mais de 35 anos de expertise no mercado industrial, agilizando o contato assertivo (com os decisores).

Eles estão fechando rentáveis negócios na cadeia de fornecedores formada para atender as necessidades de centenas de demandas para este projeto de retrofit industrial desta Fabricante de Ônibus Elétricos no mercado brasileiro e América Latina.

Este e mais de 18 mil investimentos industriais privados estão à disposição de nossos clientes ativos, através de um Big Data único. Conheça o InduXdata e venda com relacionamento, inteligência e rentabilidade no mercado industrial.

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