CIACARNE finaliza INVESTIMENTO de R$ 50 MILHÕES em AMPLIAÇÃO INDUSTRIAL

CIACARNE finaliza INVESTIMENTO de R$ 50 MILHÕES em AMPLIAÇÃO INDUSTRIAL

Com o PROJETO a capacidade AUMENTOU para 120 TONELADAS dia gerando 200 NOVAS VAGAS diretas

A equipe do BVMI confirmou que o frigorífico Ciacarne Alimentos, empresa com sede em Urucânia (MG), que está instalada a 208 quilômetros de Belo Horizonte, finalizou seu projeto industrial de expansão da sua planta fabril.

Clientes que utilizam o InduXdata tiveram a validação deste novo projeto industrial ainda quando o mesmo se encontrava em sua fase de estudos no início de 2019.

Aqueles que venderam e participaram ativamente em todas as etapas deste projeto industrial, confirmaram que o investimento direto por parte da companhia superou os R$ 50 Milhões.

Antes da conclusão do projeto de expansão a companhia tinha capacidade de processar 55 toneladas de carne suína por dia, agora esta capacidade aumentou para 120 toneladas por dia. A expansão gerou 200 empregos diretos e indiretos. Atualmente a Ciacarne emprega 490 pessoas.

Segundo José Maria Campos, sócio diretor da empresa, o investimento na ampliação da fábrica foi realizado com recursos próprios e linhas de financiamento do Banco do Brasil e Itaú, mas não forneceu mais detalhes, estes estão confirmados nos artigos técnicos do BVMI Premium.

A maior parte da ampliação será destinada ao mercado externo, segundo Campos. Hoje, toda a produção abastece o mercado interno.

A meta da companhia para este ano é aumentar em 10% suas vendas no país. A empresa aguarda a conclusão de algumas certificações para dar início à exportação de carne suína congelada.

É possível exportar produtos industrializados, mas a procura é muito pequena”, disse o executivo.

De acordo com Campos, apesar da queda recente nos preços internacionais da carne suína, o cenário de demanda é favorável no longo prazo.

De acordo com dados do Ministério da Economia, no primeiro semestre, as exportações brasileiras de carne suína somaram 500,5 mil toneladas, 18,8% a mais que no mesmo intervalo de 2020. Em valor, houve aumento de 25,5%, para US$ 1,27 bilhão FOB (Free on Board).

Em junho, os embarques cresceram 12,4% em volume e 36% em valor. No mercado interno, 65% das vendas da Ciacarne Alimentos são de carnes industrializadas, como embutidos, bacon e cortes temperados, e 35% são de carne suína in natura. Os produtos da marca Ciacarne são vendidos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Espírito Santo.

A planta da companhia abate 660 suínos por dia. Desse total, cerca de 70% é produção própria, que a companhia mantém no município.

O restante é adquirido de produtores locais. Para ampliar a capacidade de abate para 1,5 mil animais por dia, a Ciacarne aumentou o seu plantel em 20% e trabalha para aumentar em 50% a produção própria até o ano que vem.
Ainda assim, será preciso triplicar as compras de produtores locais para garantir a oferta diária de 1,5 mil animais.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Urucânia possui pouco mais de 10 mil habitantes.

Para um município desse porte, é fácil visualizar o significado da expansão dos negócios da Ciacarne, que vem transformando a economia local.

Como o frigorífico está inserido no núcleo do polo suinocultor da região, o negócio estimula diretamente a produção local, fortalecendo a economia por meio da geração de empregos, fortalecimento da cadeia produtiva e também no incremento da arrecadação.

Segundo José Maria Campos, o clima do mercado internacional está favorável para os negócios e a meta agora é comercializar para a China, para o mercado europeu e também para países da América do Sul.

“Há um contexto favorável para esse tipo de comercialização e nós já estamos adiantados em relação a este processo. Existe uma demanda crescente no mundo e nós nos preparamos para atendê-la”, finalizou o executivo.

Fonte – Equipe BVMI – InduXdata – Assessoria

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