Novo COMPLEXO INDUSTRIAL de BIODIESEL tem CAPACIDADE PRODUTIVA de 288 MILHÕES de litros por ANO – Clientes InduXdata PROSPECTARAM e PARTICIPARAM deste INVESTIMENTO INDUSTRIAL desde 2020, VENDERAM e continuam a VENDER (com uma metodologia EXCLUSIVA), para este GRANDE GRUPO INDUSTRIAL em todos os SEUS INVESTIMENTOS espalhados pelo PAÍS
A equipe do BVMI visitou na manhã desta terça-feira (24/05/22) e confirmou que a inauguração da nova usina de produção de biodiesel do Grupo Oleoplan deve acontecer ainda nesta última semana de maio.
O estado do Pará, atualmente o maior produtor de óleo de palma do Brasil, foi escolhido pelo Grupo para receber um investimento direto superior a R$ 200 Milhões e está gerando cerca de 100 empregos diretos.
Clientes InduXdata trabalharam neste investimento industrial em todas as suas etapas, pois realizaram o processo de prospecção industrial quando ele ainda se encontrava em sua fase de estudos em 2020, por parte da empresa gaúcha Vila Nova Biodiesel, do Grupo Oleoplan.
O município onde será instalada a nova Usina de Biodiesel é o de Tomé-Açu, que fica localizado a 280 km da capital paraense.
O projeto industrial da nova usina de biodiesel tem capacidade para produzir 288 milhões de litros de biodiesel por ano, utilizando óleo de palma e sebo bovino.
A equipe InduXdata confirmou que o projeto acaba de garantir, de acordo com publicação no Diário Oficial da União (DOU), seu Registro Especial de Produtor de Biodiesel, último documento que uma usina nova precisa antes de começar a comercializar sua produção.
Apta a operar desde março, quando a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou a Autorização de Operação da unidade, a usina vai dividir com a Granol de Porto Nacional (TO) a primeira colocação no ranking de fabricantes de biodiesel da Região Norte.
Segundo Leonardo Botelho Zilio, Diretor de Relações Institucionais do grupo Oleoplan, a decisão por investir no Pará se deu por diversos fatores.
“A Oleoplan decidiu trazer suas atividades ao Pará por diversos fatores, entre eles, porque o Estado é um grande consumidor de óleo diesel e, atualmente, todo o diesel comercializado tem 10% de biodiesel. Outro fator é que o Pará é um estado estratégico do ponto de vista logístico e pode ser considerado uma espécie de hub entre as regiões Norte e Nordeste, além de possuir disponibilidade de matérias primas e potencial de crescimento de fornecimento de óleos vegetais e gorduras animais. Além disso, vale destacar que tivemos um apoio muito forte do Estado para que esse investimento pudesse sair do papel, desde o início das conversações com a Codec e também com a Sedeme, que foi responsável pela análise do projeto inicial de incentivo. Ficamos felizes de ter dado certo, principalmente de termos o ambiente de negócios muito favorável para o investidor dentro do Estado, porque foi um pouco disso que fez a Oleoplan conseguir não só projetar esse empreendimento mas também executar e agora iniciar a operação de biodiesel que promete muito para os próximos anos”, destaca Leonardo.
Há mais de 40 anos, a Oleoplan atua no setor de processamento de soja e, em 2007, com o início da produção de biodiesel, foi pioneira no setor no Rio Grande do Sul.
Hoje a companhia conta com duas unidades de processamento de soja e produção de biodiesel, uma em Veranópolis (RS) e outra em Iraquara (BA).
A usina de biodiesel de Veranópolis é a maior do Rio Grande do Sul e, junto com a usina de Iraquara, produz 10% da produção nacional deste biocombustível.
Além dos dois parques industriais, a Oleoplan conta com escritório corporativo na cidade de Porto Alegre (RS), um terminal hidroviário na cidade de Canoas (RS) para escoamento das suas exportações e mais de 20 filiais para recebimento de grãos espalhadas pelas regiões noroeste e nordeste do Rio Grande do Sul.
Juntas, as filiais possuem capacidade de armazenamento superior a 500 mil toneladas e formam uma rede de apoio aos seus milhares de fornecedores da agricultura familiar, promovendo capacitação e assistência técnica continuada a esses agricultores.
Fonte – Equipe BVMI – InduXdata – Assessoria
Dica do BVMI – Trabalhe no Grupo Oleoplan, acesse “Trabalhe conosco”, desejamos a todos boa sorte nos negócios e em seu processo de recolocação!