Com INVESTIMENTO superior a R$ 140 MILHÕES Grupo VLI compra 247 novos VAGÕES

Com INVESTIMENTO superior a R$ 140 MILHÕES Grupo VLI compra 247 novos VAGÕES

DESDE 2015 a frota utilizada pela COMPANHIA no trecho entre Tocantins e Maranhão mais do que QUADRUPLICOU

A equipe do BVMI confirmou que o Grupo de logística VLI aumentará em 247 vagões sua frota utilizada no tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, entre Porto Nacional (TO) e Açailândia (MA), com o objetivo de reforçar o transporte de grãos na importante fronteira agrícola na próxima safra.

Nas últimas semanas a operação recebeu 80 vagões, e um novo lote com 167 ativos chegará no início de 2021. Todos serão utilizados na movimentação de grãos.

“Estamos nos preparando para atender a próxima safra. Esse reforço na frota evidencia nosso compromisso em continuar suportando o crescimento da movimentação de grãos no Arco Norte”, confirmou o gerente-geral do Corredor Centro-Norte da VLI, Fabiano Rezende.

A região é uma das que mais cresce na produção agrícola. No ano passado, essa malha ferroviária movimentou 7,9 milhões de toneladas de milho, soja e farelo, um crescimento de 25% se comparado ao ano anterior.

Além disso, esse trecho da VLI registrou transporte de mais de 11 milhões de toneladas de outros produtos no ano passado, como combustíveis, celuloses, ferro gusa e manganês.

Para 2021, a expectativa é de aumento da produção nos Estados ao norte, com a soja liderando.

O Piauí deverá ter um crescimento de mais de 5% na área plantada de soja na temporada 2020/21, com o Tocantins, Maranhão e Pará também registrando aumentos médios de 2,1%, de 2,5% e 2,6%, respectivamente, segundo a mais recente estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento.

Com a chegada de todos os novos vagões, o tramo norte da FNS passará a contar com mais de 3 mil unidades.

Desde 2015, a frota utilizada no trecho entre Tocantins e Maranhão mais do que quadruplicou.

A VLI disse ainda que os novos vagões Greenbrier Maxion oferecem ao fluxo de grãos três diferenciais: redução do comprimento do vagão sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil.

As unidades novas possuem o sistema “motion control” de alto desempenho, que reduz o atrito entre as rodas e o trilho, gerando menor consumo de combustível e menos desgaste.

“O investimento está alinhado à estratégia de aumentar a capacidade e agilidade no escoamento dos grãos que saem do interior do país, passam pelos terminais de Porto Nacional e Palmeirante, em Tocantins, e seguem até Porto do Itaqui, em São Luís (MA)”, informou a VLI, que não detalhou valores.

No entanto, o BVMI analisou todo o processo de aquisição e concluiu que o investimento atual foi superior a R$ 140 Milhões, levando em conta operação semelhante no primeiro trimestre de 2018, onde a companhia investiu mais de R$ 160 milhões na compra de 240 vagões e cinco locomotivas.

O valor também é estimado devido as atualizações cambiais, e os dados e informações validadas da rede de fornecedores industriais envolvidos que utilizam o Projeto OObi e que fecharam e continuam fechando centenas de vendas no decorrer de todo o cronograma produtivo.

Atualmente a companhia opera as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais integradores, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e a operação em terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como Santos (SP), São Luís (MA), Barra dos Coqueiros (SE), São Gonçalo do Amarante (CE) e Vitória (ES).

A empresa foi eleita por quatro vezes consecutivas uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: BVMI – Roberto Samora

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