O PROJETO da nova UNIDADE FABRIL dará ORIGEM a nona PLANTA do GRUPO em solo NACIONAL e vai entrar em OPERAÇÃO no último TRIMESTRE de 2021 com a geração direta de 100 NOVAS VAGAS
O BVMI confirmou que a companhia americana Ball Corporation, maior fabricante mundial de embalagens de alumínio, aprovou internamente um budget de investimento direto de R$ 504 milhões para a construção de sua nova unidade de produção de latas no Brasil.
O novo projeto já se encontrava em estudos desde 2018, quando dezenas de clientes do Projeto OObi já estavam trabalhando o processo de prospecção industrial dessa grande oportunidade e já fecharam centenas de novos negócios no decorrer de seu cronograma.
O processo construtivo será realizado no município de Frutal (MG), próximo à divisa com o Estado de São Paulo, a nova unidade fabril será a nona do grupo no país, além de duas fábricas dedicadas a fabricação de tampas para as latas, situadas em Manaus e Recife.
A capacidade de fabricação será de 1,5 bilhão de latinhas por ano, distribuídas em duas linhas, de onde as embalagens sairão com vários formatos para envase de bebidas.
Além de cervejas, a latinha é usada para refrigerantes, sucos, água tônica, soft drinks, e até vinho e água natural e gasosa.
O início de produção está previsto para o último trimestre de 2021, disse ao Valor o vice-presidente comercial da Ball para América do Sul, Fauze Villaroto.
De acordo com o executivo, o crescimento da demanda no país nos últimos anos — mais as expectativas para os próximos — justificam mais esse investimento.
Segundo a Abralatas, o mercado brasileiro desse tipo de embalagem mantém-se em ritmo de expansão e é puxado pelo segmento cervejeiro.
Em 2019 cresceu 13,6%, atingindo 29,62 bilhões de latas de alumínio para bebidas comercializadas no país.
A cerveja em lata, informa a associação, que já tinha superado 55% do total da bebida consumida no ano passado, em 2020 passou de 70% no auge da pandemia de covid-19.
Houve um forte aumento do consumo da bebida nas residências divido ao fechamento de bares e restaurantes.
O Brasil é o terceiro maior produtor de latas de alumínio do mundo. No ano passado foram produzidas 31,1 bilhões de unidades. Fica atrás apenas de Estados Unidos e da Europa.
Na América do Sul, além do Brasil, a Ball tem fábricas na Argentina, Chile e Paraguai, totalizando 13 unidades industriais.
O grupo concorre no país com mais três gigantes globais — Crown, CanPack e Ardagh Group.
Nos últimos meses, a prefeitura de Frutal viabilizou com a Câmara Municipal as condições para receber o projeto, que nasce ao lado de uma produtora de cerveja.
O poder público arcou, segundo informações locais, com investimento de R$ 4,5 milhões na desapropriação do terreno.
Ainda segundo informações de Villaroto, as obras civis do empreendimento já devem começar ainda este mês, encerrado o trâmite burocrático final para a nova fábrica, como licenças de instalação.
Os equipamentos para as linhas de produção de latas já estão quase todos adquiridos e boa parte já se encontra no Brasil. O investimento prevê a geração de 100 empregos diretos na área de produção.
O BVMI também confirmou que atualmente a empresa possui 47% do market share no País, equivalente a quase 15 bilhões de latas produzidas anualmente e o que significa 15% do total produzido no mundo pela Ball, na faixa de 105 bilhões de latas.
O grupo chegou ao Brasil em 2016, com a compra global da Rexam, outra gigante à época.
Nos primeiros seis meses deste ano, a Ball fechou com queda de 3,8% nas vendas e receita global de US$ 5,58 bilhões. No mesmo período do ano passado, a receita tinha encerrado na casa dos US$ 5,8 bilhões.
Outro movimento estratégico da marca neste ano foi a alteração de sua sede sul-americana do Rio de Janeiro para o município de São José dos Campos (SP), em uma alteração que envolve sua estratégia logística e a proximidade com o aeroporto de Guarulhos, na capital paulista.
Fonte: BVMI – Ivo Ribeiro
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