Companhia fechou o ano passado com crescimento de 214% no mercado nacional
A Foton produziu seu primeiro caminhão, um veículo leve da Família Minitruck, de 3.5 toneladas, na nova linha de montagem que instalou após a contratação da Gefco Indústria, empresa do Grupo Gefco, para montar os caminhões nacionalizados da marca em Guaíba (RS).
As instalações da Gefco, que ficam ao lado da área onde a Foton pretende construir sua fábrica no Brasil, irão funcionar até a conclusão das obras das novas instalações da montadora chinesa na cidade gaúcha.
Para atender as necessidades atuais da Foton no País, a Gefco está construindo um novo pavilhão industrial em Guaíba que será finalizado no final deste ano.
“A produção dos caminhões da marca em Guaíba, onde em breve haverá a fábrica, ajudará também a desenvolver de maneira mais eficiente os fornecedores locais”, disse Leandro Gedanken, diretor industrial da Foton do Brasil.
Conforme o executivo, a empresa chinesa criou uma trading em Guaíba, com 100% de capital estrangeiro, que vai importar componentes da China e complementar com peças nacionais.
Até o ano passado, a Foton produzia seus caminhões em espaço alugado na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul (RS).
“Como agora contamos com aporte de capital da matriz, na China, entendemos ser o momento adequado para se produzir próximo ao local onde teremos fábrica própria”.
Gedanken disse que a princípio a produção em Guaíba vai acompanhar o ritmo do mercado nacional que, por conta da pandemia Covid-19, demanda baixo volume.
“Estruturamos uma linha enxuta, mas altamente produtiva e flexível para ser capaz de responder prontamente a aumentos de demanda”.
No final do ano, a linha instalada no novo galpão industrial terá capacidade de produzir até 100 veículos/mês da marca.
O diretor industrial informa que a nova linha de montagem está ativa, com baixo volume, e respeitando todas as recomendações de cuidados com a saúde preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no combate à Covid-19.
Presente no Brasil desde 2010, a Foton Caminhões é responsável pela produção, importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País.
A filial brasileira é a quinta unidade industrial da Foton fora da China. A marca já conta com fábricas na Tailândia, Vietnã, Quênia e Argélia em construção.
Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, possui joint-ventures firmadas com companhias importantes, como a Cummins, ZF e a Daimler, sendo apontada como uma das maiores e mais valiosas companhias chinesas.
A Foton fechou 2019 com crescimento de 214% em relação aos resultados de 2018. No ano passado a empresa emplacou 127 comerciais leves de 3.5 toneladas, de acordo com dados divulgados no relatório da Fenabrave – (entidade que congrega as revendas de veículos de todo o Brasil), contra 34 unidades licenciadas em 2018.
Além da expansão das vendas de veículos, o ano passado também foi marcado pela ampliação da rede de concessionárias Foton.
Diversas revendas que atendiam a marca Ford em veículos comerciais fizeram a transição para começar a comercializar veículos da montadora chinesa.
“Os revendedores Ford que conhecem bem o mercado de leves sabem que há um extraordinário potencial para os produtos Foton no mercado brasileiro, para toda a linha, já que a montadora chinesa possui um portfólio de produtos de última geração”, comenta Ricardo Mendonça de Barros, diretor de desenvolvimento da Rede Foton no Brasil.
De acordo com Mendonça de Barros, em 2019 a rede Foton recebeu onze novos grupos oriundos da antiga rede Ford, totalizando 21 novas casas e com novas negociações em andamento, que em 2020 representarão a marca Foton no Brasil. No total, a empresa conta atualmente com 40 concessionárias.
“São grupos altamente profissionais e com forte representatividade nas regiões onde atuam. Entendemos que, com essas novas parcerias, que tendem a crescer mais ainda neste ano, as perspectivas se tornam ainda mais promissoras para os produtos da marca no Brasil”.
Mendonça de Barros prevê crescimento de mais de 30% nas vendas da Foton neste ano em comparação com o ano passado.
“Essa, certamente, é uma projeção bastante conservadora, considerando indicativos como recuperação econômica, ampliação da rede com maior capilaridade e mais especializada no negócio com veículos comerciais. Com todas essas ações, a marca se posicionará de forma mais ampla e competitiva no mercado brasileiro de comerciais leves e caminhões.” Finaliza o executivo.
Fonte – BVMI
Dica do BVMI – Trabalhe na Foton Caminhões, acesse “JOB OPPORTUNITIES“, desejamos a todos boa sorte nos negócios e em seu processo de recolocação!
Dica de negócios – O ano de 2020 mal começou e a indústria nacional investiu R$ 348,7 Bilhões. Clientes CityCorp já venderam mais de R$ 509 Milhões em grandes projetos. Eles já sabiam destes investimentos com antecedência, tinham em mãos quem eram as pessoas responsáveis pelos projetos, tem a mentoria personalizada de um manager com mais de 30 anos de expertise no mercado industrial, agilizando o contato assertivo (com os decisores) e já estão realizando rentáveis negócios na cadeia de novos fornecedores formada para atender as necessidades desta nova Fábrica de Caminhões. Este e mais de 18 mil investimentos industriais privados estão à disposição de nossos clientes ativos, através de um Big Data único. Conheça o Projeto OObi e venda com relacionamento, inteligência e rentabilidade no mercado industrial.
Dica de OURO – Leve para sua empresa no formato In Company Licio Melo, o maior especialista em vendas industriais do País. Contrate para sua equipe um presencial exclusivo já aplicado In Company em dezenas de multinacionais na América Latina. Desenvolva seu planejamento comercial estratégico utilizando Inteligência Preditiva Comercial (IPC), acesse mais informações.
#FOTONMotors #GrupoGefco #logística #Caminhões #LeandroGedanken #vendasindustriais #engenhariaindustrial #manufactoring #negócios #investimentoindustrial #vendas #B2B #inovação #investimento #fábrica #indústria #industrial #novafábrica #inteligênciademercado #industrialsales #industrialengineering #bigdata #opex #sales #inteligência #marketingindustrial #industrialmarketing #manufacturing40 #manutençãoindustrial #Engineering #Procurement #Construction #Management #newconstruction #BalanceofPlant #EPCM #BOP #indústria4.0 #OObi
@LicioMelo