Grupo TIGRE confirma INVESTIMENTO de R$ 250 MILHÕES no BRASIL em 2021

Grupo TIGRE confirma INVESTIMENTO de R$ 250 MILHÕES no BRASIL em 2021

Empresa também COMPROU a americana DURA PLASTIC e terá receita de R$ 5 BILHÕES neste ANO

O BVMI confirmou que o Grupo Tigre fechou a aquisição da Dura Plastic Products, companhia americana fabricante de conexões de PVC, e passa a figurar entre as cinco maiores do segmento nos Estados Unidos.

Considerando o fechamento da compra, a receita estimada para a Tigre se aproxima de R$ 5 bilhões neste ano. A Dura tem receita de US$ 50 milhões.

A aquisição consolida os Estados Unidos como o segundo polo de produção de conexões pela Tigre, atrás do Brasil.

“Queremos ser líderes nas Américas em condução e conservação de água”, informou Otto von Sothen, presidente da Tigre.

Assim como a Tigre, a empresa adquirida produz conexões para os setores residencial, de irrigação e drenagem.

“Teremos complementariedade muito boa de portfólio, pois quase não há sobreposição de produtos. Enquanto atuamos na Costa Leste dos Estados Unidos, a Dura está presente na Costa Oeste e no Meio-Oeste.”

Clientes que utilizam o Projeto OObi estão explorando as dezenas de investimentos direcionados para ampliação de capacidade e melhora da produtividade e inovação da empresa, que em 2021 estão previstos em até R$ 250 milhões.

Com a compra da Dura Plastic, a capacidade de produção de conexões é maior do que a da Tigre nos Estados Unidos. Em relação ao portfólio, a Dura fabrica 2.800 produtos, e a Tigre possui 3.000 itens.

Cerca de 80% da produção da Dura se direciona para o mercado americano. O restante é distribuído entre Canadá e México.

A Tigre já tinha praticamente dobrado de tamanho, nos Estados Unidos, no primeiro trimestre.

“A vacinação contra a covid-19 terminará neste semestre, foi aprovado um pacote de estímulo à economia, e há outro a caminho. O país terá três ou quatro anos de crescimento muito forte”, diz Sothen.

Sem considerar a aquisição, a receita projetada pelo grupo Tigre para este ano é de R$ 4,5 bilhões, o que representa crescimento de 11%.

Para as operações no Brasil, equivalentes a cerca de 60% do total, a fabricante de tubos, conexões, ferramentas para pinturas, metais sanitários, torneiras plásticas, portas e janelas estima expansão de 12,5%.

“No primeiro trimestre, crescemos bem mais. Daqui para frente, deve haver alguma desaceleração nesse ritmo”, conta.

No ano passado, a receita do grupo Tigre aumentou 15%, com alta de 18%, no Brasil, e de 14% nas operações internacionais.

No país, tivemos parada brusca em março, com retomada a partir da metade do ano”, diz o executivo, acrescentando que a Tigre passou a operar à plena capacidade.

Em 2021, pode haver nova “montanha-russa”, segundo ele, se o fechamento das lojas de materiais prosseguir por mais tempo.

A rápida retomada da demanda por materiais de construção ocorrida em 2020 resultou em dificuldades de abastecimento de alguns produtos, no segundo semestre, como tubos e conexões.

Para esse cenário, contribuíram também, ressalta Sothen, problemas operacionais de alguns fabricantes de matérias-primas. “Acredito que a cadeia [de PVC] vá se normalizar no segundo trimestre”, afirma.

Os custos de produção de tubos e conexões vêm sendo pressionados pelos aumentos da resina e pela desvalorização do real.

Sem informar percentuais, Sothen diz que a Tigre fez reajustes de preços dos produtos, em 2020, para repassar altas de custos e não para elevar margens. “Tivemos queda de margens”, afirma o executivo.

Segundo Sothen, a Tigre ganhou participação, em 2020, no mercado doméstico, em tubos e conexões, e de ferramentas para pinturas.

O segmento predial responde por dois terços das vendas da Tigre, e o restante se divide entre infraestrutura e irrigação. Na avaliação de Sothen, a fatia desses dois segmentos tende a crescer.

O Grupo Tigre possui atualmente mais de 6.500 funcionários, sendo líder brasileira na fabricação de plásticos para materiais de construção e um dos maiores do mundo, com operações em 27 países, com 11 fábricas no Brasil e 13 no exterior, em países: Argentina, Bolívia, Chile , Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai.

Fonte: BVMI – Chiara Quintão

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