MERCEDES-Benz inaugura NOVA linha de produção após INVESTIMENTO superior a R$ 100 MILHÕES

MERCEDES-Benz inaugura NOVA linha de produção após INVESTIMENTO superior a R$ 100 MILHÕES

PROJETO faz parte do PLANO de INVESTIMENTO de R$ 2,4 BILHÕES no Brasil que vai até 2022

O BVMI confirmou que a Mercedes-Benz colocou em operação sua nova linha produtiva de sua divisão industrial de ônibus. A nova linha foi apresentada ontem.

A data não foi escolhida aleatoriamente: neste mesmo dia há exatos 64 anos a montadora iniciava suas atividades no Brasil, justamente com a montagem de chassis de ônibus.

A inauguração completa mais uma fase do plano da nova linha de produção de ônibus em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que recebeu R$ 107 milhões em investimentos diretos de modernização.

O projeto de modernização faz parte de seu plano de investimento de R$ 2,4 bilhões no Brasil entre 2018 e 2022.

O mesmo local onde a Mercedes cravou a fundação de sua história no País agora dá lugar a uma fábrica totalmente reformulada e desenhada para operar sob os conceitos de manufatura moderna e indústria 4.0, que traz maior agilidade e flexibilidade utilizando todos os benefícios de uma produção inteligente e digitalizada.

O projeto de transformação começou em 2015 e já nasceu digital: seu desenvolvimento foi feito por meio de sistemas de criação em ambiente virtual 3D, no qual foi possível desenvolver todo o layout do espaço físico da linha, determinando o local exato de cada equipamento e postos de trabalho, bem como prever sistemas de abastecimento e simular toda a operação.

Por meio desses simulacros, foi possível verificar e ajustar em ambiente virtual as possíveis interferências ao longo do trajeto da montagem.

Com o projeto totalmente pronto, a Mercedes-Benz iniciou em 2018 a transformação física, no entanto, sem paralisar a linha de montagem em nenhum momento.

O processo está em sua fase final de implementação e deve ser totalmente concluído até o fim deste ano.

O chefe global da Daimler Buses, Till Oberwörder, que estaria no Brasil para participar do evento de inauguração, mas foi impedido pela pandemia, gravou seu recado em vídeo demonstrando a importância e o papel da unidade brasileira para a divisão fabricante de ônibus do Grupo Daimler, que é dono da Mercedes-Benz.

A transformação da fábrica foi feita sob o conceito Brown Field Approach, tirando vantagem da infraestrutura já existente no local e construindo uma linha de produção completamente nova. Com isto, esta é a primeira linha de produção de chassi de ônibus 4.0 do Grupo Daimler”, declarou Till Oberwörder, chefe global da Daimler Buses.

A inauguração da nova fábrica de ônibus 4.0 da Mercedes-Benz é o primeiro evento de Karl Deppen como presidente da empresa no Brasil e CEO para a América Latina.

O executivo destacou que a transformação que vem ocorrendo desde 2018 começou anos antes, com a confirmação do Grupo Daimler em apostar suas fichas no mercado brasileiro.

Ele lembrou que o novo ciclo de investimentos contempla diversas fases, desde o desenvolvimento de produtos (como o novo Actros), novas estruturas, como a pista de testes em Iracemápolis (SP), até a atualização de toda a operação.

Entre os projetos fabris, estão a modernização da fábrica de caminhões de SBC com conceitos da indústria 4.0, apresentada em março de 2018 e a nova linha de cabines também com conceitos de manufatura 4.0, inaugurada em 2019.

O presidente da Mercedes reforça que a modernização da fábrica para um ambiente digital garante maior produtividade, qualidade e eficiência aos processos.

Além da redução do tempo de produção de 12%, a unidade, que já opera sob os novos comandos tecnológicos, registrou ganho de eficiência logística de 20% com a redução de armazéns de peças, que passou de oito para dois; aumento do porcentual de entrega de peças diretas na linha de 20% para 45% e redução do armazenamento de componentes de sete para no máximo cinco dias.

Segundo o presidente da Mercedes, toda a reformulação da linha teve participação ativa dos funcionários. Para isso, 100% dos supervisores e cerca de 500 pessoas foram treinadas. Atualmente, a unidade conta com quase 700 empregados que trabalham em um turno.

Tivemos um envolvimento forte dos funcionários desde o início do projeto e hoje são eles que comandam essas novas tecnologias. Estamos entregando um ambiente de trabalho mais ergonômico, seguro, confortável e eficiente”, acrescentou Deppen.

O novo layout da fábrica também contribui para o ganho de eficiência e produtividade: projetada com duas entradas diferentes e uma saída, em formato de Y, uma para a linha O500 (de motor traseiro) e outra para a linha LO (micros) e OF (midis e convencionais de motor dianteiro), o que permite o início de produção de dois chassis ao mesmo tempo.

A linha é toda operada por um ambiente conectado: a precisão chega ao nível de verificar se cada parafuso das longarinas, por exemplo, receberam o torque necessário, caso contrário, o sistema avisa e indica automaticamente o item a ser verificado, retomando a operação quando o item estiver de acordo com as especificações.

Os chassis são montados sobre veículos AVGs, pequenos veículos guiados automaticamente e que servem de suporte e a depender da área, podem ser adequados conforme a altura necessária do funcionário.

Outras tecnologias como sistema de transporte aéreo (EOM), elevadores automáticos, célula robotizada, apertadeiras eletrônicas, chamadas de peças por wi-fi e monitores touch screen de tela ampla completam o portfólio de ferramentas tecnológicas da nova fábrica.

Fonte: BVMI – Sueli Reis/AB

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