NATURA&Co confirma INVESTIMENTO superior a R$ 400 MILHÕES em TI e CANAIS digitais

NATURA&Co confirma INVESTIMENTO superior a R$ 400 MILHÕES em TI e CANAIS digitais

RESULTADOS de VENDA cresceram 225% no CONSOLIDADO das marcas por estes CANAIS

A Natura&Co, que abriga as marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop, viu uma aceleração das vendas nos canais digitais, conforme as medidas de isolamento social levaram a fechamento de lojas e redução de atividades comerciais.

O presidente da holding, Roberto Marques, reforçou que o investimento de R$ 400 milhões em digitalização e tecnologia da informação (TI) para os próximos seis meses está alinhado com as estratégias das empresas e que novos investimentos nessa área devem acontecer nos próximos anos.

Ainda de acordo com o executivo, as vendas por canais digitais, que cresceram 225% no consolidado das marcas, garantiram resiliência para a receita da companhia, que, em meio à pandemia, caiu 12,7%, para R$ 6,99 bilhões.

A queda seria de 7% se não houvesse o ataque cibernético às operações da Avon em junho. A empresa diz que R$ 450 milhões em vendas, que deixaram de ser faturadas, já estarão registradas no terceiro trimestre.

As marcas The Body Shop e Aesop foram as que apresentaram maiores saltos nas vendas on-line, de 230% e de 430%, respectivamente.

“Apesar da reabertura gradual de lojas em todo o mundo, o comércio on-line continua acelerando em nível mais rápido do que antes”, informa Marques.

Ele confirma também que essas duas marcas, por exemplo, conseguiram compensar, por meio dessas ferramentas, cerca de 75% do impacto que teriam com a covid-19, dado o fechamento das lojas.

Na operação da Natura&Co da América Latina, que abriga as operações das marcas Natura e Avon nos países da região, as vendas da Natura Brasil cresceram 7,9% impulsionadas pelas vendas digitais.

Segundo João Paulo Ferreira, executivo à frente dessa divisão de negócios, o número de lojas on-line de revendedoras da marca chegou a mais de um milhão ao fim do trimestre.

“Com a abordagem multicanal, as consultoras se tornaram muito importantes. A adoção das ferramentas digitais complementou a aceleração da digitalização, que já se via, mais ainda não estava madura”, afirmou.

Segundo o executivo, com as plataformas digitais, a marca tem conseguido oferecer uma customização maior aos consumidores.

A integração da Avon, comprada pela Natura em janeiro, é um dos pontos mais críticos para a companhia.

Embora a pandemia do novo coronavírus tenha acelerado o processo e atingido sinergias de US$ 25 milhões ainda no segundo trimestre, as vendas da marca apresentaram queda de 31% no Brasil, 37,8% na América Latina e de 21,6% na divisão internacional, que abrange países na Europa e Ásia.

No Brasil, porém, Ferreira diz que já há sinais de melhora.

“Na Avon vimos uma queda de receita no segundo trimestre pela pandemia e pelo ataque. Já iniciamos um plano de retomada e estamos animados. Algumas das conquistas que tivemos no primeiro trimestre estão sendo implementadas agora e já vimos sinais de melhora no segundo e no terceiro trimestre. Ainda vemos alguma tendência de queda, mas isso deve se reverter em breve.”

Ainda segundo o executivo, com relação ao ano anterior, o fim do trimestre já mostrou melhora para a Avon no Brasil, se desconsiderado o ataque cibernético em junho, mas o desempenho da marca na América Latina ainda é “mais complicado”.

O ataque cibernético às operações da Avon atingiu principalmente as vendas nos mercados latino-americanos.

No total, R$ 450 milhões de receita deixaram de ser registrados no segundo trimestre, sendo faturados no terceiro trimestre.

Desse valor, R$ 390 milhões foram da operação da América Latina e R$ 60 milhões das operações em outros mercados.

Fonte: BVMI – Raquel Brandão

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