Grupo MULTINACIONAL já investiu no MERCADO BRASILEIRO mais de R$ 40 MILHÕES em NOVOS PROJETOS desde 2015
A equipe do BVMI confirmou que a Omnisys, subsidiária do grupo Thales Brasil, empresa francesa de tecnologia avançada, finalizou seu investimento de R$ 15 milhões no município de São Bernardo.
Clientes InduXdata estão trabalhando nesta oportunidade industrial desde sua fase de estudos, que teve início no último trimestre de 2019, inserindo em seu processo comercial um modelo de inteligência e prospecção industrial exclusivo.
O investimento industrial foi aplicado no projeto de ampliação de 1.400 m² em sua unidade industrial, que agora soma um total de 10 mil m².
O projeto industrial de expansão permitiu a criação de um novo centro de serviços para aviônicos (equipamentos eletrônicos de aviões), o primeiro da América Latina, além de um centro para treinamento de pessoas.
Fornecedores industriais que aplicam o processo de prospecção industrial do InduXdata, sabem que desde 2015, o grupo europeu já investiu mais de 6,2 milhões de euros (aproximadamente R$ 40 milhões) no País, onde mantém quatro escritórios e três unidades industriais.
De acordo com Luciano Macaferri Rodrigues, diretor-geral da Thales no Brasil, a ampliação incrementa o portfólio da empresa, que atua em cinco mercados (aeronáutico, defesa, segurança, transporte e espacial).
Ele explica que, até então, os aviônicos eram enviados ao Exterior para reparo e atualização de software.
“Com o centro de serviços no Brasil, nossos clientes têm contratos na moeda local, não ficam suscetíveis à variação cambial; suporte em português e o mesmo fuso horário”, explicou.
Tais características não eram valorizadas antes da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, o fechamento do espaço aéreo de alguns países dificultou a operação e escancarou a necessidade de um centro de serviços aviônicos na América Latina.
A área ampliada em São Bernardo também receberá atividades de desenvolvimento de sistemas de instrumentação e rastreio, como radares e rastreadores ópticos.
No futuro, novas linhas de radares e sistemas antidrone poderão ser desenvolvidos e incorporados. Atualmente, a unidade industrial, que representa 40% dos negócios da Thales no Brasil, produz principalmente radares e sonares, e outros sistemas de longo ciclo, ou seja, produtos cuja produção pode levar meses ou até anos. Um radar, por exemplo, leva entre 12 e 18 meses para ficar pronto.
Rodrigues afirma que 50 pessoas devem ser contratadas neste ano em todo País. Os postos requerem mão de obra altamente qualificada e, entre os profissionais que devem ser requisitados em breve estão engenheiros, técnicos, desenvolvedores de software e gerente.
Atualmente, a Thales do Brasil emprega aproximadamente 1.200 pessoas, sendo 200 na planta de São Bernardo.
O grupo francês não abre números publicamente (clientes InduXdata sabem), porém, o diretor-geral garante que os negócios se mantiveram e até cresceram desde o início da pandemia, em março de 2020.
O primeiro motivo é a diversificação das frentes de atuações. Exemplo é que em março deste ano, firmou contrato de R$ 16,5 milhões com a Ciscea (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo) para fornecimento de dois radares secundários de vigilância para otimizar o controle do espaço aéreo em Petrolina (Pernambuco) e Bom Jesus da Lapa (Bahia).
Outro ponto, de acordo com Rodrigues, é a capacidade de exportação das unidades industriais instaladas no País.
“Entre 40% e 80% das receitas vieram de exportação. Em São Bernardo, temos um centro de competência mundial de radares que são exportados para o mundo todo. Em qualquer lugar do mundo que a Thales vender um radar de rota, ele será fabricado no Brasil”, finalizou o executivo.
A Omnisys integra a rede internacional de Centros de Excelência do Grupo Thales para a produção de radares de vigilância e controle do espaço aéreo e sistemas sonares, com aportes de tecnologia e investimentos constantes para expansão da infraestrutura industrial e aumento de capacidade para atender os mercados nacional e internacional.
Além do desenvolvimento e fabricação dos seus produtos, a Omnisys provê o suporte logístico de todos os seus fornecimentos através de um Centro de Serviços dotado de equipes altamente treinadas e equipamentos de laboratório e bancos de teste de última geração.
Esse centro assegura as manutenções corretivas e preventivas, o suporte técnico e os treinamentos que redundam numa alta taxa de disponibilidade operacional dos seus equipamentos.
Fonte – Equipe BVMI – Flavia Kurotori
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