Produtos da Cargill recebem R$ 1,2 Bilhão em investimentos no Brasil

Produtos da Cargill recebem R$ 1,2 Bilhão em investimentos no Brasil

Produtos da Cargill fizeram a receita operacional líquida da empresa no Brasil aumentar 22% em 2022 para R$ 125,8 Bilhões, com impulso do processamento de soja e do aumento da exportação de milho e está investindo R$ 33 Milhões no cultivo em terras degradadas em MT com sistemas agroflorestais.

A companhia é dona de um dos maiores complexos de originação e comércio global de soja, além de outros grãos, como trigo, milho, cevada e sorgo de sua trading e mantém seus investimentos no Brasil em ano marcado pelo crescimento das operações e por compromissos com a sustentabilidade.

Clientes InduXdata participam de forma direta em todos os projetos e investimentos deste gigante industrial do mercado brasileiro, somando os últimos cinco anos, a empresa investiu mais de 4 Bilhões de reais em sua operação no Brasil – Clientes InduXdata sabem, na indústria, chegar primeiro faz toda a diferença.

As demandas industriais de suas unidades fabris são centenas, hoje na linha de produtos de consumo, a companhia fornece azeites, azeitonas, maioneses, molhos, extratos e polpas de tomate, molhos para salada, óleos refinados e óleos compostos.


A equipe InduXdata Field, validou na manhã desta segunda-feira (02/05/23) que o ano passado foi marcado pelo investimento recorde que a Cargill fez no Brasil: R$ 1,2 Bilhão foram aplicados em suas unidades industriais no País, 18% maior do que o anterior (R$ 1,023 Bilhão).

Se somados os últimos cinco anos, a empresa investiu mais de 4 Bilhões de reais em sua operação no Brasil, números que refletem a importância da produção nacional de alimentos para abastecer mercados interno, regional e mundial.

A Cargill se alinha ao compromisso da empresa de trabalhar lado a lado com quem produz alimentos que chegam às diferentes mesas nos cinco continentes.

O BVMI confirmou que o grupo industrial encerrou 2022 com receita operacional líquida de R$ 125,8 bilhões, o que representa um crescimento de 22% em relação ao ano anterior.

O lucro líquido de 2022 foi em R$ 1,2 bilhões, inferior ao registrado no mesmo período do ano anterior, impactado principalmente pelo aumento de custos de produção e de logística.

De acordo com o presidente da empresa no Brasil, Paulo Sousa, o resultado conquistado em 2022 mais uma vez está fortemente marcado pelo empenho e expertise dos mais de 11 mil funcionários da empresa no país e pela relevância das operações brasileiras no mapa global da Cargill.

Nós temos o orgulho de contar com pessoas que se identificam com o nosso propósito de alimentar o mundo de forma segura, responsável e sustentável. O Brasil desempenha um papel extremamente importante para a alimentação mundial e, na Cargill, temos certeza de que podemos contribuir para a segurança alimentar mundial, ao conectar os produtores de grãos e alimentos até os consumidores finais”, analisa Sousa.


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Projetos da Empresa no Brasil

Um dos valores da Cargill é colocar as pessoas em primeiro lugar. Isso se reflete na busca por um ambiente de trabalho em que todas se sintam valorizadas, respeitadas, ouvidas.

Em 2022, a empresa implementou modelos de trabalho com mais flexibilidade entre trabalho presencial e remoto, realizou uma série de letramentos raciais para profissionais de diversas áreas de atuação.

Também lançou o Programa INcluir, com vagas exclusivas para pessoas portadores de deficiência e o Programa de Apoio a Aquisição de Próteses e Órteses (Papo), que subsidia esse investimento para profissionais com deficiência.

O foco em pessoas e a preocupação com a saúde motivaram a empresa a vestir de rosa as embalagens de Liza Soja do Molho de tomate Pomarola, em referência ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre prevenção e controle do câncer de mama.

A decisão incluiu uma série de atividades virtuais e presenciais sobre a importância da prevenção, tanto para público interno quanto nos canais oficiais das marcas.

Em 2022, 21 projetos socioambientais beneficiaram diretamente mais de 6 mil pessoas no Brasil todo.

Em paralelo, a Fundação Cargill investiu R$ 3,1 Milhões e mais de 100 mil pessoas foram beneficiadas.

Além disso, 43 projetos foram apoiados por meio do edital da Fundação Cargill e 14 equipes Enactus foram contempladas por meio do Prêmio Alimentação em Foco.


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Ampliação e diversificação dos negócios

O negócio agrícola, mais uma vez conquistou resultados expressivos a despeito dos desafios enfrentados. Seja pelos fatores inerentes ao mercado, como variação de produção agrícola, preços e câmbio, como pelos desafios logísticos de um país de dimensões continentais como é o caso brasileiro.

Ainda assim, a empresa teve um ano histórico, com ampliação significativa nos volumes de grãos originados, processados e comercializados, superando a marca dos 41 milhões de toneladas movimentadas em 2022.

Esse volume representa aumento de 15% em relação ao ano anterior.

A diversificação do portfólio marcou o ano da Cargill. A inauguração oficial da planta de Pectina em Bebedouro (SP) atende à demanda global por pectina, uma fibra solúvel obtida com a casca da laranja, limão e maçãs.

O Projeto Greenfield desta unidade industrial teve a participação direta de clientes InduXdata, desde a sua fase de estudos de viabilidade.

A nova unidade industrial foi inteiramente planejada de acordo com tecnologias avançadas e práticas sustentáveis e se tornou modelo para outras fábricas da Cargill no mundo.

Nos negócios de Cacau & Chocolate, a empresa firmou uma parceria para plantar cacau na região do Cerrado, além de ampliar o portfólio da marca Genuine, com a chegada do Genuine Dark 65% Cacau.

Os novos perfis de consumo estiveram na pauta da Cargill em 2022.

Em sinergia com a busca por sustentabilidade, a empresa lançou o Pomarola Chef com a nova embalagem de Pomodoro que usa 18% menos tinta. Enquanto isso, a linha de saudabilidade de Purilev ganhou mais um integrante: o Óleo de Abacate, rico em ômega 9.

Em paralelo, a linha de produtos Elefante lançou ketchup, mostarda, marcando a entrada da empresa nesse segmento, além do extrato Elefante Só Tomate, com uma proposta natural adequando-se aos novos comportamentos dos brasileiros com a embalagem de plástico reutilizável.

Em Nutrição Animal, a empresa trouxe o fitogênico Biostrong® Forte para apoiar o desempenho dos frangos de corte no País, e a nova geração do Neopigg, solução para nutrição de suínos na fase da creche.

Esses produtos focam em apoiar a nutrição e, como consequência, saúde dos animais, reforçando a produtividade que coloca o Brasil entre os maiores players de aves e suínos.

A inovação se confirmou como um dos pilares da empresa. Na área de Bovinos de Corte, a empresa lançou o CattleView®, um serviço que une Inteligência Artificial e monitoramento do gado para aumentar os índices de Bem-Estar Animal.


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Investimento de R$ 33 Milhões

O BVMI confirmou que a empresa está, em parceria com a Belterra, empresa especializada em sistemas agroflorestais,desenvolvendo um novo projeto restaurar mil hectares de terras degradadas em Mato Grosso, no bioma amazônico, por meio do plantio de cacau em sistemas agroflorestais.

O projeto receberá um investimento direto em torno de R$ 33 Milhões, incluindo financiamentos de longo prazo feitos pela empresa e pelo Banco Cargill, utilizando instrumentos como Cédulas de Produto Rural Verde (CPR-Verdes) e Cédulas de Produt.o Rural Financeira (CPR-F).

Para recuperar a área, a estimativa é de que sejam cultivadas quase 1 milhão de mudas de cacau e outras espécies florestais, segundo comunicado da Cargill.

De acordo com Laerte Moraes, diretor-geral de Alimentos e Ingredientes da Cargill na América do Sul:

A Cargill acredita que a agricultura pode ser parte da solução e essa parceria com a Belterra é um exemplo de como estamos entregando suporte financeiro inovador para que os produtores invistam cada vez mais em agricultura regenerativa“.

O cacau é uma cultura nativa da Amazônia e, por isso, totalmente adaptado ao clima da região, o que favorece sua produtividade, lembra a Cargill no comunicado.

É o carro-chefe de sistemas agroflorestais justamente por permitir a adoção de práticas sustentáveis, rastreabilidade e ter relevância comercial, além de manter a umidade no solo da floresta, fertilizá-lo, protegê-lo e mitigar riscos de erosão.


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Compromissos com a sustentabilidade

O aumento da população mundial vem acompanhado da importância de uma produção de alimentos cada vez mais sustentável.

O Brasil não fica de fora disso. Em 2022, a Cargill anunciou um compromisso inédito: apoiar a restauração de 100 mil hectares de áreas nos próximos cinco anos.

Para atingir a meta, a empresa criou e reforçou uma série de parcerias com produtores, governos, entidades setoriais e outros atores sociais para apoiar os produtores na regularização ambiental e na restauração de áreas alteradas, contribuindo para o cumprimento do Código Florestal Brasileiro.

Outro destaque de 2022 foi o mapeamento até o nível de polígono de 100% dos fornecedores diretos de soja dos municípios prioritários onde a Cargill atua no Brasil.

Esse tipo de mapeamento é crucial para a construção de uma cadeia de fornecimento livre de desmatamento, pois permite monitorar as mudanças no uso da terra ligadas à soja comprada.

No ano passado, o programa Ação Renove o Meio Ambiente, maior programa de logística reversa de óleo no Brasil, atingiu a marca dos 8 milhões de litros de óleo usado desde 2010.

Só em 2022, foram 800 mil litros. Os números reforçam o engajamento cada vez maior dos consumidores que depositam o óleo usado na cozinha em 5,7 pontos de coleta em 19 estados.

Além disso, uma parceria em Goiânia (GO) inaugurou uma casa para recebimento de materiais recicláveis, estimulando a economia circular, reciclagem e geração de emprego.

Uma parceria da empresa com uma cooperativa agropecuária conseguiu reduzir em 23% das emissões de amônia ao longo de um ano na produção de suínos.

Nesses estudos, foi utilizada uma dieta para os animais com o aditivo eubiótico Aromex®, comercializado no Brasil pela Cargill.

As reduções de amônia obtidas com o uso da tecnologia equivalem a 119 toneladas de gás carbônico, e isso corresponde à queima de 50 mil litros de gasolina com benefícios para o meio ambiente, bem-estar animal e melhores condições para os colaboradores.


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Visão de futuro

O aumento da população e a demanda por combustíveis mais sustentáveis, trazem uma série de desafios, especialmente no abastecimento de alimentos. Isso motiva a Cargill a seguir firme em 2023 seu foco na força operacional, trabalhando em conjunto com as plantas, portos, originação, equipes comerciais, de logística, entre tantos outros para atender e antecipar as necessidades dos clientes.

O objetivo é manter a capacidade de entrega e conectar aqueles que cultivam alimentos com aqueles que os consomem.

Sobre a Cargill

O grupo atualmente possui 23 fábricas que processam produtos de consumo, como óleos refinados e compostos, extrato e polpa de tomate, molhos, azeites e maioneses.

Está no mercado de cacau e chocolate, acidulantes e citratos, lecitinas, amidos e adoçantes, nutrição animal e ingredientes para a indústria farmacêutica.

No setor de etanol e açúcar, opera em parcerias e, para as exportações de grãos, possui oito terminais nos portos de Santos (SP), Miritituba (PA), Paranaguá (PR), Santarém (PA) e Porto Velho (RO).

Para manter esta operação, hoje, são quase 11 mil funcionários no Brasil.

Fonte – Equipe BVMI – InduXdata Field – Assessoria

Dica do BVMI – Trabalhe na Cargill, Incorporated., acesse “Carreiras“, desejamos a todos boa sorte nos negócios e em seu processo de recolocação!

Dica de negócios 

A indústria nacional em 2023 tem investimentos (previstos) de R$ 3,1 TRILHÕES entre Projetos Greenfield, novos complexos industriais, expansão e atualização de suas plantas fabris e outros.

Clientes CityCorp, fecharam mais de R$ 311 MILHÕES em vendas industriais até a primeira quinzena de abril de 2023!

Eles já sabiam destes investimentos com antecedência, tinham em mãos quem eram as pessoas responsáveis pelos projetos, tem a mentoria personalizada de um manager com mais de 35 anos de expertise no mercado industrial, agilizando o contato assertivo (com os decisores).

Eles fecharam e estão fechando rentáveis negócios na cadeia de fornecedores formada para atender as necessidades de centenas de demandas para esta gigante do AGRO no Brasil.

Este e mais de 18 mil investimentos industriais privados estão à disposição de nossos clientes ativos, através de um Big Data único. Conheça o InduXdata e venda com relacionamento, inteligência e rentabilidade no mercado industrial.

Dica de OURO 

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