Valores PROJETADOS são mais que o DOBRO dos INVESTIMENTOS realizados no ano passado que foram de R$ 4 BILHÕES – Clientes que utilizam o Projeto OObi estão VENDENDO em todas as PRINCIPAIS demandas da COMPANHIA no mercado BRASILEIRO
O BVMI confirmou que em um cenário de forte expansão das vendas on-line no país e disputa mais acirrada entre os grandes do setor, o Mercado Livre planeja um investimento direto superior a R$ 10 bilhões no Brasil no decorrer de 2021.
Este valor é mais que o dobro do desembolsado em 2020, que foi de R$ 4 bilhões, e montante recorde na história da empresa, fundada em 1999.
O valor supera a média de desembolsos anuais dos concorrentes no país, como B2W, Magazine Luiza e Amazon.
Os investimentos ainda equivalem à somatória de aportes do Mercado Livre no Brasil nos últimos quatro anos, e deve ser voltado especialmente para a área de distribuição e logística.
Clientes que utilizam o Projeto OObi, estão faturando milhões em meio a todos os investimentos do grupo no Brasil.
Os projetos de cinco novos centros de distribuição em andamento até o fim de 2021, somando 340 mil metros quadrados de área, estão com todas as oportunidades de vendas sendo exploradas por empresas (Clientes OObi) que utilizam um modelo de prospecção industrial exclusivo e voltado a resultados.
Empresas do portfólio de clientes da CityCorp Vendas Industriais, estão envolvidas diretamente nos principais projetos em andamento e confirmam que dos novos centros de distribuição, apenas um — em Guarulhos — está sendo usado como entreposto para coleta de encomendas já empacotadas pelos vendedores para entrega aos consumidores (“cross-docking”).
Eles confirmam que os demais CDs serão usados para gestão dos estoques dos vendedores, desde o armazenamento até a entrega ao consumidor (“fulfillment”).
Com os novos centros, o Mercado Livre passará a ter 610 mil metros quadrados de área de armazenagem.
O Mercado Livre terá dois novos centros em Cajamar e um em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
A companhia também terá um centro de distribuição em Governador Celso Ramos (SC) e um em Extrema (MG).
Parte do capital deve vir de recente emissão de títulos de dívida do grupo (US$ 1 bilhão), concluída no último mês de janeiro.
De acordo com Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre, a companhia confirma a abertura de três novos centros de distribuição no Brasil neste ano, alcançando com isso, a marca de oito centrais. Há cerca de três anos, havia apenas uma.
O grupo opera por meio do “marketplace”, com venda de produtos de terceiros (lojistas e pessoas físicas), e também de itens próprios em estoque.
A necessidade de acelerar prazos de entrega e melhorar o nível de serviço ao consumidor – uma questão fundamental nos projetos também dos rivais da empresa – levou o Mercado Livre a elevar as projeções de investimento.
“Nós entendemos que, mesmo nesse cenário de incertezas, o potencial de expansão do digital no Brasil ainda é muito alto, e projetamos, também para 2021, um aumento de novos entrantes na compra on-line, com uma frequência maior de compras também”, disse Tolda.
O percentual do digital na venda do varejo no país passou de cerca de 5% para 10%, após a pandemia, segundo pesquisas.
“Nesse cenário, o maior desafio hoje é a logística e quem entrega mais rápido irá acelerar esse crescimento.”
A confirmação acontece em paralelo a outra, de redução no valor dos gastos que permitem frete grátis ao cliente.
Agora, para compras acima de R$ 79, não será cobrada a entrega – antes era acima de R$ 99.
A Americanas.com passou a oferecer frete grátis acima de R$ 100 semanas atrás. Desembolsos para subsidiar essa estratégia entram nos investimentos.
Tolda lembra também que nesse conjunto de investimentos estão certas despesas operacionais, como contratação de pessoal, e projetos na área ambiental e social.
Segundo ele, há um apoio dos investidores de sustentar esses investimentos por aportes na operação, se necessário.
“Eles entendem que os projetos que temos implementado têm dado resultado e há respaldo deles”, informa o executivo.
Quanto mais os lojistas utilizam a estrutura de distribuição do Mercado Livre – de armazenagem à entrega, além dos serviços financeiros – maior é o controle sobre prazos e qualidade do serviço, e maior é a receita do grupo.
Para analistas, é um ciclo que, para se consolidar, precisa de investimentos contínuos das empresas.
Ainda ontem, o comando do Mercado Livre confirmou que as vendas dos lojistas por meio de sua plataforma (o chamado GMV) somaram R$ 48 bilhões em 2020, alta de 60% sobre 2019.
Segundo balanço publicado na noite de ontem, houve alta de 120% nas vendas líquidas no quarto trimestre no Brasil. Em dólares, a soma atingiu US$ 720 milhões.
O GMV total no país subiu 84% no quarto trimestre, versus 74% de alta no terceiro trimestre.
Na América Latina, o GMV do grupo subiu quase 70% em dólar, para US$ 6,6 bilhões no quarto trimestre. Houve prejuízo de US$ 50,6 milhões, versus perda de US$ 54 milhões um ano antes.
Em vendas totais dos lojistas (GMV), a expansão foi de 84% no país no período.
Fonte: BVMI – Adriana Mattos
Dica do BVMI – Trabalhe no Grupo Mercado Livre Brasil, acesse “TRABALHE CONOSCO“, desejamos a todos boa sorte nos negócios e em seu processo de recolocação!
Dica de negócios – O ano de 2021 entra em seu segundo bimestre e a indústria nacional investiu R$ 418 Bilhões. Clientes CityCorp já venderam mais de R$ 336 Milhões em grandes projetos. Eles já sabiam destes investimentos com antecedência, tinham em mãos quem eram as pessoas responsáveis pelos projetos, tem a mentoria personalizada de um manager com mais de 30 anos de expertise no mercado industrial, agilizando o contato assertivo (com os decisores) e estão faturando MILHÕES na cadeia de novos fornecedores formada para atender todas as necessidades deste Gigante do Varejo. Este e mais de 16 mil investimentos industriais privados estão à disposição de nossos clientes ativos, através de um Big Data único. Conheça o Projeto OObi e venda com relacionamento, inteligência e rentabilidade no mercado industrial.
Dica de OURO – Leve para sua empresa no formato In Company Licio Melo, o maior especialista em vendas industriais do País. Contrate para sua equipe um presencial exclusivo já aplicado In Company em dezenas de multinacionais na América Latina. Desenvolva seu planejamento comercial estratégico utilizando Inteligência Preditiva Comercial (IPC), acesse mais informações.
#MercadoLivre #Marketplace #NovosCDs #prospecçãoindustrial #StelleoTolda #centrodedistribuição #automação #movimentaçãocarga #transporte #vendasindustriais #engenhariaindustrial #manufactoring #negocios #investimentoindustrial #vendas #B2B #inovacao #investimento #fabrica #industria #industrial #novafabrica #inteligenciademercado #industrialsales #industrialengineering #bigdata #opex #sales #inteligencia #marketingindustrial #industrialmarketing #manufacturing40 #Novafabrica #Oportunidades #manutencaoindustrial #Engineering #Procurement #Construction #Management #newconstruction #BalanceofPlant #EPCM #BOP #industria40 #OObi
@LicioMelo