Companhia investiu R$ 200 milhões no Maranhão no ano passado
O BVMI confirmou que a Raízen, das gigantes Cosan e Shell, e a Geo Energética farão uma joint venture para construção de uma usina de energia a partir do biogás produzido com subprodutos da cana-de-açúcar.
O empreendimento, que deverá receber investimentos de 153 milhões de reais, será construído em Guariba (SP), onde a Raízen já opera uma usina com capacidade para moer 5 milhões de toneladas de cana por ano e com infraestrutura de exportação de energia.
Segundo as empresas, o biogás necessário para moer a planta será gerado a partir de torta de filtro e vinhaça, subprodutos da cana.
O biogás é resultado de um complexo processo produtivo, em que biodigestores convertem a matéria orgânica da torta e da vinhaça em metano e CO2.
Essa mistura passa por um processo de dessulfurização —para a purificação do gás— e então vai para motogeradores de eletricidade.
Espera-se uma produção de 138 mil MWh por ano, suficiente para abastecer, por exemplo, o município de Guariba e as cidades próximas, no interior paulista.
Desses, 96 mil MWh serão vendidos dentro de um contrato de leilão de 2016, no qual a Raízen foi a vencedora, e o excedente de energia poderá ser negociado no mercado livre ou comercializado por meio de outros contratos.
Na joint venture, a Raízen terá participação de 85 por cento de participação, ao passo que a Geo Energética, que já opera uma usina a biogás de menor escala no noroeste do Paraná, responderá pelos 15 por cento restantes.
Lembrando que a Raízen foi atraída pelo crescimento da economia do Centro-Oeste e parte da região Norte, especialmente por conta do desempenho do agronegócio, e investiu R$ 200 milhões de recursos próprios em uma base de distribuição de combustíveis (gasolina, diesel, querosene de aviação) no polo industrial de São Luís, no Maranhão, no Porto de Itaqui. O empreendimento fica fora da área de concessão portuária.
Fonte – BVMI – Licio Melo – Reuters
Dica do BVMI – Trabalhe na Raízen, acesse “Trabalhar na Raízen”, desejamos a todos boa sorte nos negócios e em seu processo de recolocação!
Dica de negócios – Clientes CityCorp já sabiam deste investimento com antecedência e já estão realizando excelentes negócios na cadeia de fornecedores que está sendo formada para atender as necessidades desta nova usina. Conheça o Projeto OObi e venda com relacionamento, inteligência e rentabilidade no mercado industrial.
Dica de OURO – Aprenda a VENDER no mercado Industrial, leve para sua empresa no formato In Company o HPIS – HIGH PERFORMANCE INDUSTRIAL SALES e com uma metodologia exclusiva de vendas faça seu negócio faturar milhões.
#industrialsales
#vendasindustriais
@LicioMelo