TESLA Giga Press, a maior máquina de FUNDIÇÃO do mundo

TESLA Giga Press, a maior máquina de FUNDIÇÃO do mundo

Especialista CONFIRMA que companhia de Elon Musk ainda tem PROJETOS para o BRASIL

Os robôs não são eficientes o suficiente para a nova fábrica de automóveis da Tesla na Alemanha, que planeja substituir centenas deles por gigantescas máquinas de fundição de alumínio para construir peças de chassis mais simples, confirmou o BVMI.

A montadora elétrica tem tido dificuldades em aumentar os volumes de produção por meio da automação de alta tecnologia e foi forçada a levar uma nova linha de produção alemã para Nevada em 2018 depois que os robôs não conseguiram se coordenar perfeitamente na fábrica dos EUA.

Para o novo Model Y, o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse que substituirá 70 componentes na parte inferior da carroceria do carro por um único módulo feito em uma máquina de fundição de alumínio.

Isso é apenas o início de uma nova unidade de automação, com o módulo frontal do veículo e outras peças por vir, disse a fonte.

“Será incrível vê-la em operação! A maior máquina de fundição já feita. Fará a carroceria traseira em uma única peça, incluindo os trilhos de proteção”, disse Musk no Twitter em 13 de agosto.

Ele não disse onde ou quando a nova máquina seria lançada. Mas o BVMI confirmou que o Tesmanian, um blog especializado em notícias da Tesla, publicou na segunda-feira que a nova fábrica da empresa em Brandenburg, perto de Berlim, seria abastecida com oito das máquinas “Gigapress”.

A máquina, que tem o tamanho de uma pequena casa, será fornecida pela italiana IDRA Srl e constitui uma parte fundamental do esforço de Musk para reinventar “a máquina que constrói a máquina”.

O BVMI confirmou que a IDRA Srl é uma empresa italiana líder em equipamentos HPDC fundada em 1946.

Até agora, a Tesla é o primeiro cliente da empresa para a OL6100 CS, uma gigantesca máquina de fundição que passou por algumas personalizações para lidar com a fundição do fabricante de carros elétricos necessidades.

A IDRA não quis comentar, mas disse anteriormente que forneceu seu primeiro Gigapress a uma fabricante de automóveis norte-americana, sem identificá-la ao certo. O BVMI está acompanhando novos dados com fontes junto a IDRA para a confirmação desta companhia.

A prensas são notáveis por serem as maiores máquinas de fundição sob pressão do mundo, com uma força de fechamento de 5.600 a 6.200 toneladas de força.

O uso inicial de uma OL 6100 CS Giga Press customizada é planejado pela Tesla para a produção do Modelo Y na Fremont Factory, Califórnia.

De acordo com o especialista em vendas industriais Licio Melo, que atualmente coordena o Projeto OObi (Big Data de investimentos industriais), Elon Musk possui projetos de investimentos industriais em solo brasileiro desde 2018.

Um deles era da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), empresa que trabalha no desenvolvimento de cápsulas de transporte que viajam “à velocidade do som”, conceito criado por Musk.

Segundo o especialista este projeto ainda não foi descartado, e existem informações recentes que um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento não apenas para a HTT receba novos investimentos ainda neste semestre.

Ele finaliza informando que existem equipes de trabalho no mercado brasileiro para um novo e totalmente secreto investimento do Grupo de empresas de Musk em apoio a empresa SpaceX, que está atualmente na busca de US$ 250 milhões em uma rodada de investimentos que deve levar o valor da empresa para cerca de US$ 36 bilhões.

O BVMI também está validando as informações destes investimentos em solo brasileiro, com diversas fontes envolvidas diretamente nestes novos projetos que devem ser colocados em prática ainda no último trimestre deste ano.

Ainda sobre o OL 6100 CS projetado para a Tesla, ele está sendo comprado para permitir a fundição do chassi traseiro e trilhos de proteção do Tesla Model Y como um único componente.

Em maio de 2020, a Tesla solicitou licenças de construção da cidade de Fremont para demolir um lava-rápido na fábrica da Tesla e instalar um prédio de metal em forma de arco para o maquinário de fundição.

Em julho de 2020, a realocação de equipamentos elétricos e a elevação de uma tubulação de ar comprimido em 6 pés foram necessárias; essas etapas permitiram a instalação da área de perfuração e rosqueamento (“Drill & Tap”) para a linha de fundição à base de Giga Press “DCM1” (Máquina de fundição sob pressão) na fábrica de Fremont.

A célula de casting e a primeira Giga Press foram montadas ao ar livre na extremidade norte do edifício do complexo industrial.

No final de julho de 2020, a Tesla entrou com pedidos de licença para trabalhos de construção em preparação para a máquina de fundição sob pressão # 2 (DCM2) em Fremont.

No início de agosto, o blog Tesmanian relatou com exclusividade que a Máquina de Fundição Gigante Tesla Modelo Y havia sido localizada em uma fábrica em Fremont.

O objetivo da Giga Press é “reduzir o tempo de construção, custos de operação, custos de fabricação, pegada de fábrica, custos de operação da fábrica, custos de ferramentas e / ou quantidade de equipamento”.

A montadora observa que isso reduzirá o número de máquinas de fundição necessárias para construir uma estrutura de veículo e que pode até construir ela própria “uma estrutura completa ou substancialmente completa“.

Esse método de produção tem uma série de vantagens, que vão desde a economia de recursos e tempo de produção até a melhoria do desempenho do veículo.

O design monobloco reduzirá significativamente o peso, resultando em melhor economia de bateria e melhor manuseio e conforto de direção.

A segurança, mais importante, também será reforçada, pois todo o corpo pode absorver melhor as forças de energia em um acidente.

A mesma máquina de fundição de peça única para o Modelo Y será instalada em todas as fábricas da Tesla, o que irá melhorar significativamente a qualidade do Modelo Y, aumentar a velocidade de produção e reduzir custos.

Isso permitirá que a Tesla reduza o preço de seus veículos e acelere a expansão para todos os mercados automotivos do mundo.

Fonte: BVMI – Edward Taylor – Paul Lienert – Lindsay DeDario – Eva Fox

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