Nova linha de manufatura em São José dos Pinhais deve produzir 400 mil unidades anuais
A Thyssenkrupp passa a fornecer sistemas de direção elétrica EPS (electronic power-assisted steering) também no Brasil com o início da produção em sua nova linha de montagem dedicada ao produto em sua planta fabril de São José dos Pinhais (PR).
O BVMI confirmou que para este projeto, a companhia investiu inicialmente cerca de R$ 6 milhões, investimento que deve chegar a R$ 50 milhões até o fim de 2019, quando a nova linha produtiva estiver com sua operação total.
“Estamos começando a operação com uma capacidade produtiva anual de 400 mil sistemas, volume que pode chegar a 1 milhão no decorrer dos próximos anos, de acordo com a demanda do mercado”, analisa o CEO da unidade de direção da Thyssenkrupp para o Brasil, Daniel da Rosa.
A nova linha de produção foi pensada para suportar novas tecnologias de automação e manufatura baseadas nos conceitos da indústria 4.0: “A interconexão entre as etapas do processo, o monitoramento em tempo real e a automação envolvida proporcionam um alto nível de controle.
Dessa forma, nos tornamos mais flexíveis e conseguimos nos adaptar mais rapidamente às mudanças nas demandas de mercado e dos clientes, ao mesmo tempo em que garantimos o máximo de qualidade.”
Os sistemas de direção elétrica já fazem parte do portfólio da empresa em outros mercados e agora estão ingressando na oferta de produtos que a empresa possui para a indústria automotiva nacional, já abastecida pela Thyssenkrupp com componentes para motor e suspensão, além de serviços de montagem de módulos de eixo.
De acordo com Daniel, o EPS é um produto que oferece grandes oportunidades de crescimento no Brasil, uma vez que as fabricantes de veículos estão inserindo cada vez mais a tecnologia em seus modelos de médio e grande porte.
“A Thyssenkrupp é uma das líderes mundiais em componentes e sistemas de direção: mais de 20 milhões de veículos por ano saem das linhas de montagem em todo o mundo com o nosso produto”, acrescenta Rosa.
Calcula-se que o EPS possui mais de 400 peças e quase 300 mil linhas de código de software. O sistema é um pré-requisito para todos os sistemas de assistência eletrônica ao motorista, como estacionamento automatizado, assistência na mudança de faixas, aviso de distância e direção autônoma.
Sua precisão na interação entre hardware e software proporciona variações de sensibilidade na direção que contribuem para melhorar a dirigibilidade do veículo e também o torna mais seguro e eficiente em termos de consumo de combustível.
“Em comparação com a direção hidráulica convencional, no sistema de direção elétrica os movimentos do motorista são suportados por um motor elétrico, que por sua vez é comandado por uma ECU. Isso aumenta a eficiência energética, pois esse motor só é ativado quando a unidade de controle avalia que o motorista realmente precisa do motor para ajudar na direção. A economia de combustível pode chegar a meio litro de combustível para cada 100 quilômetros percorridos”, explica.
A solução EPS da Thyssenkrupp foi desenhada no centro de desenvolvimento de software dedicado e que a empresa mantém em Budapeste, na Hungria, onde também já estão sendo projetadas tecnologias de direção para veículos autônomos, como o sistema steer-by-wire, que dispensa qualquer ligação mecânica direta entre o volante e as rodas do automóvel. O local conta com 600 engenheiros, inclusive vinte brasileiros.
A companhia possui hoje mais de 155.000 colaboradores em quase 80 países, trabalhando nas áreas de engenharia automotiva, logística, tecnologia plantas industriais, produção de aço, fabricação de elevadores e outros.
Fonte – BVMI – Licio Melo – Redação AB
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@LicioMelo