Projeto GREENFIELD Logístico tem 29,4 MIL m² com 2,5 MIL m² de área construída CLIMATIZADA e foi feita para ATENDER mercados estratégicos – COMPANHIA faturou R$ 1 BILHÃO em 2022 – Clientes INDUXDATA participaram de FORMA DIRETA em TODAS as FASES deste PROJETO INDUSTRIAL
A equipe InduXdata Field validou na manhã desta quinta-feira (30/03/23), que uma das maiores cooperativas de flores e plantas do Brasil, a Veiling Holambra, vai inaugurar seu no Centro de Distribuição, instalado no município de Uberlândia (MG) nesta semana.
Este projeto greenfield de logística industrial, é o primeiro da companhia a ser instalado fora do estado de São Paulo, e teve validado todos seus detalhes técnicos, incluindo a equipe e decisores que fizeram parte da coordenação geral do mesmo.
Inteligência de Mercado
Clientes que utilizam o InduXdata, participaram de forma direta em todas as etapas construtivas deste novo Centro de Distribuição, desde quando o mesmo se encontrava em sua fase de estudos, ainda no ano de 2021, atendendo dezenas de demandas industriais específicas do setor logístico de alta complexidade.
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Este projeto logístico teve como objetivo o atendimento ao mercado de Minas Gerais, e será utilizado de forma estratégica para a expansão da Veiling no Distrito Federal e também no estado de Goiás.
Novo Modelo de Negócios
De acordo com Jorge Possato Teixeira, CEO da cooperativa, se este modelo der certo, novos centros poderão ser criados no médio prazo.
Segundo o CEO, o consumo de flores per capita é muito distinto no Brasil devido às dificuldades logísticas.
Mercado de Flores no Brasil
Enquanto dados do Instituto Brasileiro da Floricultura (Ibraflor) mostram que no Sul do país se gasta R$ 100 ao ano com flores, a média nacional é de R$ 70.
“Hoje, o Sul e o Sudeste representam 70% do nosso faturamento e sabemos que há potencial no Nordeste, por exemplo”, completou o executivo.
O BVMI validou que a produção brasileira na cadeia produtiva da floricultura tem crescido a cada ano.
De 2020 para 2021, o mercado de flores no país cresceu 15% de acordo com a Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura).
Ao todo, foram R$ 10,9 Bilhões em faturamento pela cadeia produtiva no ano passado, frente à R$ 9,6 Bilhões do ano anterior.
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Os três principais segmentos com maior faturamento foram a Decoração, com R$ 3,2 bilhões, que representa 30%; Autosserviço com R$ 2,2 bilhões, relativo a 21%; e o Paisagismo com 20%, totalizando R$ 2,1 bilhões.
Cerca de 8 mil produtores de flores e plantas atuam no Brasil. Ao todo, cultivam mais de 2,5 mil espécies.
O setor emprega 209 mil pessoas diretamente, sendo 38,76% das ocupações relativas à produção, 4,31% à distribuição, 53,59% no varejo e 3% em outras funções.
De acordo com o instituto, São Paulo é o estado onde mais se produz flores e plantas (em vasos) com uma larga diferença para outras unidades da Federação, além de ser o maior consumidor. Por consequência, é onde mais se emprega mão de obra familiar.
Exportação do Mercado de Flores
O BVMI validou ainda que entre janeiro e julho de 2022 o Brasil exportou US$ 7,1 Milhões em produtos de floricultura, sendo a maior parte com ‘mudas de outras plantas ornamentais’, correspondendo a US$ 2,9 Milhões do faturamento.
Seguida por ‘bulbos, tubérculos, rizomas e similares’ que comercializou US$ 2,6 Milhões para fora do país.
‘Folhagens, folhas, ramos de plantas, secos e itens para buquê’ atingiu US$ 1,1 Milhão em vendas para o mercado externo.
Países Baixos representaram 38,43% da receita, Estados Unidos na sequência com 16,14% do total exportado.
A Itália é o terceiro maior comprador com 12,51%.
Faturamento da Empresa
Ele prefere não ser preciso, mas informou que a Veiling faturou pouco mais de R$ 1 Bilhão no ano passado e manteve o crescimento médios dos últimos anos de 15%.
Para 2023, apesar de a renda média da população ter caído, as expectativas são positivas.
“Mesmo sabendo que tem redução massa salarial, estamos projetando crescimento em torno de 8% a 9% deste ano. O produto não chega ainda a todos os lugares, então o avanço da distribuição traz oportunidades. Além disso, a pandemia modificou a relação das pessoas com as plantas”, afirmou.
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Teixeira disse que o consumo individual e residencial avançou muito nos últimos dois anos, o que garantiu a receita do setor, que foi prejudicada pela interrupção de eventos corporativos, festas e casamentos.
“Flores e plantas são como hortifrútis e precisam de abastecimento diário. Com o modelo de proximidade dos distribuidores e atacadistas, em vez de saírem dez caminhões pequenos, sairá um grande com os produtos, o que reduzirá custos dos clientes e permitirá mais reposição”, afirmou.
Investimento em Eficiência Energética
A equipe InduXdata, enquanto acompanhava todas as etapas destes investimentos industriais, validou ainda que a Cooperativa em 2022 inaugurou sua quarta usina fotovoltaica.
São 728 placas instaladas com 550 Wp cada uma, a nova usina tem capacidade anual de 620.205 kWh/ano.
O projeto faz parte de uma série de ações que buscam eficiência energética e a otimização de recursos.
Apesar de não suprir toda a demanda de energia elétrica da operação logística e comercial, as quatro usinas somam mais de 3 mil painéis solares, que geram energia limpa, o que corrobora com um dos princípios e valores da Cooperativa, que é o da responsabilidade social e ambiental.
A primeira instalação, com 422 placas, deu o pontapé inicial nessa atividade.
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A segunda usina, inaugurada em novembro de 2020, contém 1 mil painéis com equivalência ambiental a 60 toneladas de CO2 a menos por ano.
Em novembro do ano seguinte, houve a inauguração da terceira instalação fotovoltaica com 892 placas e uma redução de emissão de, aproximadamente, 53 mil toneladas de CO2 por ano.
Isso é sinônimo de 378 novas árvores plantadas.
A empresa confirma que até 2025, o objetivo é somar 10 mil placas para a geração de energia fotovoltaica.
Projeto Logístico
O novo CD foi instalado próximo ao principal polo logístico do país, o anel viário de Uberlândia, o novo centro tem uma área total de 29,4 mil metros quadrados e 2,5 mil metros quadrados de área construída climatizada, 134 metros quadrados de câmera frias, duas docas de recebimento e quatro de expedição.
O Brasil tem 8,3 mil produtores de flores e área plantada de 15,6 mil hectares, o que faz do país o oitavo entre maior mercado de plantas ornamentais do mundo.
São Paulo representa 70% da produção do país, com concentração de 40% desse total em Holambra.
A Veiling possui atualmente cerca de 430 cooperados.
Fonte – Equipe BVMI – InduXdata Field – Fernanda Pressinott
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Dica de negócios
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