De que adianta ter a melhor tecnologia de produção sem VENDAS?
No meio industrial atualmente só se fala sobre industria 4.0, que é o conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.
A denominação industria 4.0 se originou a partir de um projeto de estratégias do governo alemão voltadas à tecnologia. O termo foi usado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011, na qual eu me encontrava presente e consegui entender que o futuro realmente parecia estar chegando ao chão de fábrica.
No Brasil, como sempre, estamos atrasados neste conceito e o presente artigo não tem o objetivo de tratar a temática da indústria 4.0, uma breve pesquisa no Google vai lhe oferecer boas informações sobre o assunto que em meu entendimento é de extrema importância para a indústria nacional.
De forma bem rápida gostaria de pontuar apenas que a indústria corre o risco de se repetir em seus erros praticados nas décadas anteriores, isto é, dar ênfase na parte produtiva e esquecer a mais importante de todas as áreas que uma empresa tem, a comercial.
Ter a manufatura mais moderna, os produtos mais eficientes de nada vai adiantar se você não tiver um departamento comercial alinhado com o mercado que se propõe a atingir.
Aqui na CityCorp trabalhamos diariamente com o objetivo de atualizar técnicas exclusivas para o processo de Vendas Industriais e podemos com a propriedade de quase 3 décadas de mercado industrial definir o termo Venda Industrial 4.0.
Vamos aos 6 princípios da Venda Industrial 4.0:
1 – Equipe comercial preparada para venda técnica.
2 – Capacidade para a venda de projetos com alto valor agregado.
3 – Estratégia voltada a abertura de novos mercados.
4 – Prospecção diária baseadas no conceito de QIP (Qualificação,Identificação e Prospecção).
5 – Marketing Industrial baseado em valor, relacionamento e IBI (Industrial Business Intelligence)
6 – Workflow comercial simples, objetivo, de fácil aplicação prática e estruturado em resultados.
Estes princípios básicos fazem parte de um conceito novo de atuação na gestão comercial para o mercado de vendas industriais.
A aplicação deles no mundo real oferece resultados que nosso portfólio de clientes industriais vem experimentando com sucesso em meio a crise que arrasta centenas de outras empresas para a falência semanalmente.
A estruturação e a aplicação prática deste conceito encontra-se no Projeto OObi, revelado ao mercado no início deste ano e que oferece a oportunidade de sua empresa também ter acesso as técnicas exclusivas de vendas industriais.
Pense seu negócio de forma global, não se concentre apenas no produto ou serviço, prepare o que vai gerar receita para que sua empresa se torne grande, invista na Gestão Comercial de seu negócio. A crise está gerando centenas de oportunidades para que seu negócio conquiste novos clientes e mercados.
Fale conosco, aplique Venda Industrial 4.0 insira em sua Gestão Comercial o Projeto OObi e mude de forma radical e positiva os resultados de sua empresa independente das crises e solavancos do mercado.
Desejo boas vendas industriais a todos, forte abraço e até o próximo artigo.
Licio Melo – licio@citycorp.com.br
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#vendasindustriais
@LicioMelo