Após INVESTIMENTOS de R$ 400 MILHÕES em NOVA FÁBRICA mais R$ 100 MILHÕES serão INVESTIDOS pela STELLANTIS no BRASIL em 2021

Após INVESTIMENTOS de R$ 400 MILHÕES em NOVA FÁBRICA mais R$ 100 MILHÕES serão INVESTIDOS pela STELLANTIS no BRASIL em 2021

NOVA UNIDADE industrial do GRUPO tem CAPACIDADE para FABRICAÇÃO de 100 MIL motores GSE Turbo por ANO

A equipe do BVMI visitou as instalações da nova unidade fabril da Stellantis, localizada no Polo Automotivo Fiat de Betim (MG).

Clientes que utilizam o Projeto OObi fizeram parte de toda a cadeia de fornecedores industriais que prospectaram e trabalharam nesta oportunidade contínua de vendas industriais ainda em 2018 quando o novo projeto ainda se encontrava em sua fase de estudos.

O projeto industrial concluiu cerca de 12 mil metros quadrados de área produtiva, a nova planta possui duas linhas de usinagem, que compreendem cabeçote e bloco de motor, e uma linha de montagem, dividida em três ciclos: cabeçote, short block e long block.

Clientes industriais da CityCorp Vendas Industriais confirmaram que o cronograma de investimentos industriais foi colocado em prática pela companhia no início em 2019 e, seguindo as tendências da Indústria 4.0.

Todo o processo de análises técnicas do layout produtivo foram realizadas em 3D, com uso de ferramentas de virtualização para criar e testar os processos de manufatura antes da instalação física.

A nova unidade industrial inicia a fabricação da família de motores GSE Turbo, e foi programada para acontecer no decorrer da visita do CEO da Stellantis, Carlos Tavares, em conjunto com Mike Manley, Head of Americas, e Antonio Filosa, COO da Stellantis para a América do Sul.

A fábrica, que teve sua operação iniciada na última semana, tem capacidade inicial de produção de 100 mil unidades por ano e exigiu recursos da ordem de R$ 400 milhões, incluindo investimentos de fornecedores e Pesquisa & Desenvolvimento.

O BVMI confirmou que esta é a primeira fase da planta, que começa a fabricar imediatamente o motor de quatro cilindros turbo e, ainda em 2021, terá expansão com novos investimentos adicionais da ordem de R$ 100 milhões e o início da produção do propulsor de três cilindros turbo.

Com o start da operação da nova planta, o município de Betim atualmente se tornou o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade anual de 700 mil motores e 500 mil transmissões.

A integração produtiva da nova unidade com as linhas dos motores Fire e Firefly promove alta sinergia de gestão, manutenção, logística e expertise técnica.

“A Stellantis abre uma nova era para nossa presença sustentável na América Latina e o início da produção desse motor GSE Turbo de classe mundial é uma grande notícia para a economia brasileira. Estou convencido de que nossos talentosos e comprometidos funcionários farão o possível para garantir a satisfação de nossos clientes”, confirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, em sua primeira visita ao Brasil desde a criação da Stellantis, em janeiro.

“A inauguração desta planta de motores turbo representa um passo estratégico na direção de ampliarmos nossa presença na América Latina. Também traz muitas possibilidades para nossa gama de produtos, pois os motores GSE Turbo reúnem as melhores tecnologias de desempenho e sustentabilidade, com ganhos no consumo de combustível e redução de emissões. Esta nova produção será fonte de grande orgulho e motivação para todos nós”, acrescentou Antonio Filosa, COO da Stellantis para a América do Sul.

De acordo com Pierluigi Astorino, diretor de Manufatura da Stellantis para a América do Sul (que deixou recentemente a função de plant manager do Polo Automotivo Jeep, em Pernambuco), os novos motores confirmam a maior economia de combustível, melhor desempenho e menor emissões de CO2.

A nova família GSE Turbo é composta pelos motores T3 (1.0l) e T4 (1.3l), ambos disponíveis nas versões flex e gasolina.

Na versão gasolina, o motor de 4 cilindros e trem de válvulas 4V MultiAir III 1.3 (cilindrada de 1.332cm³) conta com uma potência de 180 cavalos, 27,5kgfm de torque e taxa de compressão de 10.5:1.

Eles contam com tecnologia MultiAir, presentes em outros propulsores do grupo.

Fonte: BVMI – Licio Melo – Assessoria

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