‘China latino-americana’ recebe mais uma planta fabril brasileira
A Altenburg, fabricante de produtos de cama, mesa e banho com sede em Blumenau (SC), inaugurou na semana passada sua primeira fábrica no exterior.
A unidade, localizada em Ciudad del Este, no Paraguai, tem 4 mil metros quadrados e recebeu investimento de US$ 500 mil.
A unidade vai empregar 40 pessoas, com previsão de dobrar o número de funcionários nos próximos anos. A unidade no Paraguai vai atender o mercado brasileiro, segundo a companhia.
O presidente da companhia, Rui Altenburg, destaca que a estratégia está alinhada com o forte ritmo de expansão planejado:
“O Paraguai fomenta novos investimentos pois criou condições para agregarmos mais valor para os nossos produtos e melhorar a competitividade, visando não apenas o mercado brasileiro, mas também a Europa e Estados Unidos. Enquanto isso, o Brasil ainda adia reformas estruturais que criariam um ambiente atrativo para novos empreendimentos”.
A decisão de instalar a unidade no país vizinho deveu-se aos custos mais baixos de investimento e produção, em comparação aos custos produtivos no Brasil.
Essa é a quinta unidade da companhia, que também possui fábricas em Blumenau (SC), São Roque (SP) e Nossa Senhora do Socorro (SE). A companhia tem como meta para 2018 investir R$ 26 milhões em equipamentos para modernizar as fábricas já existentes.
Meta é triplicar a receita
A Altenburg tem como objetivo triplicar de tamanho entre 2017 e 2022, saindo de uma receita de R$ 354 milhões para R$ 1 bilhão. Para 2018, a previsão é ampliar as vendas entre 25% e 30%, alcançando uma receita de R$ 456 milhões.
Os produtos da marca Altenburg são vendidos em 7 mil varejistas no Brasil. A empresa também possui quatro lojas próprias, em Balneário Camboriú (SC), Joinville (SC), São Bernardo do Campo (SP) e São Paulo (SP); dois outlets, em Blumenau e Sombrio (SC); e um posto de vendas no Sergipe.
Projeto Paraguai da CityCorp já levou dezenas de indústrias brasileiras
Desde a crise de 2008 a CityCorp, empresa que trabalha na gestão comercial para a indústria, desenvolveu um projeto de consultoria específico para o mercado paraguaio, o Projeto Paraguai.
Lício Melo, que é Diretor Comercial da empresa e coordenador deste projeto afirma que o maior erro dos empresários que desejam explorar os benefícios do regime paraguaio é que se o objetivo for limitado visando apenas os benefícios e questões tributárias existe um grande risco de frustração com os resultados finais alcançados.
Segundo ele a instalação de um parque fabril em outro País precisa estar acompanhada de expertise, dedicação total por parte dos decisores do negócio e o mais importante, a visão sistêmica de toda a estratégia comercial.
Licio deixa claro que o mais importante em todo o processo é a possibilidade da empresa brasileira estar preparada para atender todo o mercado global.
Existem dezenas de mercados consumidores onde os produtos manufaturados no Paraguai passam a ser extremamente competitivos e focar apenas em fornecer para o mercado brasileiro é um erro que não deve ser cometido, pois limita a estratégia comercial da operação e ainda fica refém de um mercado extremamente volátil que é o Brasil, que na maioria dos casos não é o mercado que oferece a melhor rentabilidade de vendas.
A CityCorp disponibiliza uma palestra informativa completa sobre este mercado, oferecendo ainda a possibilidade dos participantes conhecerem o projeto de maquilar com empresas já instaladas pela empresa em solo paraguaio. Com vagas limitadas o evento acontece no próxima dia 10.05.18 em Campinas-SP, mais informações através do link: PALESTRA INFORMATIVA: PARAGUAI COMO ALTERNATIVA INDUSTRIAL® – 10.05.18.
Fonte – BVMI – Cibelle Bouças/Valor
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