Companhia tem como meta quadruplicar sua capacidade no Brasil em cinco anos
O BVMI confirmou que a elétrica norueguesa Statkraft pretende investir cerca de R$ 2 bilhões para implementar dois complexos eólicos na Bahia que deverão somar quase 500 megawatts em capacidade, confirmou o presidente da companhia no Brasil, Fernando de Lapuerta.
A projeção vem após vitória da empresa em leilão realizado na sexta-feira pelo governo brasileiro, no qual a companhia vendeu a distribuidoras cerca de 87,4 megawatts médios em energia dos projetos Ventos de Santa Eugênia e Serra de Mangabeira, o equivalente a 375,6 megawatts em capacidade.
O restante da capacidade dos projetos será negociado com clientes no chamado mercado livre de eletricidade, no qual grandes consumidores compram energia diretamente de geradores.
“Estamos falando em concreto de quase 500 megawatts, que vão significar investimentos de aproximadamente 2 bilhões de reais no Estado da Bahia. Nossa expectativa seria começar a entregar energia já em 2022”, disse Lapuerta.
O negócio, no entanto, não encerra o apetite da Statkraft por expansão no Brasil — a companhia disse no início de setembro que pretendia até quadruplicar sua capacidade no Brasil em cinco anos, a partir de um portfólio de 450 megawatts à época.
“A gente ainda continua (de olho em oportunidades)”, disse Lapuerta.
Segundo ele, a companhia tem avaliado oportunidades de aquisição de ativos eólicos ou solares, ao mesmo tempo em que busca preparar projetos para expansão orgânica, por meio de leilões do governo e vendas no mercado livre.
Nesse sentido, o executivo acrescentou que a Statkraft deve ter projetos solares e de pequenas hidrelétricas prontos a serem habilitados para leilões de energia no Brasil em 2020.
Lapuerta ainda disse que a companhia teve uma “surpresa positiva” com os resultados do leilão A-6, ao conseguir negociar a energia de seus projetos por preços entre 96,97 reais e 99,88 reais.
No leilão A-4, de junho, as usinas eólicas chegaram a negociar energia a até 79,92 reais por MWh.
“Achamos que o preço final foi bem interessante, do nosso ponto de vista foi um preço bem competitivo frente aos últimos leilões”, disse o executivo.
Ele também comentou que a empresa está em negociações com bancos para alternativas de financiamento e com possíveis fornecedores para os projetos eólicos, mas não quis detalhar as conversas.
Sobre o Grupo
A Statkraft é uma empresa internacional, líder em energia hidrelétrica e a maior geradora de energia renovável da Europa.
O grupo produz energia hidrelétrica, eólica, solar, energia a gás e fornece aquecimento urbano. A Statkraft e é uma empresa global em operações no mercado de energia, possuindo 3.600 funcionários em 15 países.
No Brasil o Grupo controla 18 ativos de geração de energia eólica e hidrelétrica, com um total de 450 MW de potência instalada.
Temos como ambição nos tornarmos referência na geração de energia renovável no mercado brasileiro, tendo desenvolvido um ambicioso plano de crescimento.
Fonte – BVMI – Luciano Costa
Dica do BVMI – Trabalhe na Statkraft, acesse “Carreira“, desejamos a todos boa sorte nos negócios e em seu processo de recolocação!
Dica de negócios – Clientes CityCorp já faturaram em 2019 mais de US$ 1,2 Bilhões. Eles já sabiam destes investimentos com antecedência, tinham em mãos quem eram as pessoas responsáveis pelos projetos, tem a mentoria personalizada de um manager com mais de 30 anos de expertise no mercado industrial, agilizando o contato assertivo (com os decisores) e já estão realizando rentáveis negócios na cadeia de novos fornecedores formada para atender as necessidades deste novo Complexo Eólico. Este e mais de 18 mil investimentos industriais privados estão à disposição de nossos clientes ativos, através de um Big Data único. Conheça o Projeto OObi e venda com relacionamento, inteligência e rentabilidade no mercado industrial.
Dica de OURO – Quando for treinar sua equipe comercial, FAÇA DIFERENTE, leve alguém que VENDE todos os dias no mercado do mundo REAL, leve para sua empresa no formato In Company o Quick Training VENDA INDUSTRIAL 4.0 + INTELIGÊNCIA PREDITIVA INDUSTRIAL e com uma metodologia exclusiva de vendas faça seu negócio faturar milhões.
#Statkraft #vendasindustriais #engenhariaindustrial #energia #negócios #investimentoindustrial #vendas #B2B #eólica #inovação #investimento #fábrica #indústria #industrial #novocomplexo #novafábrica #inteligênciademercado #industrialsales #industrialengineering #bigdata #opex #sales #inteligência #marketingindustrial #industrialmarketing #manufacturing40 #manutençãoindustrial #Engineering #Procurement #Construction #Management #newconstruction #BalanceofPlant #EPCM #BOP #distribuição #OObi #energiaelétrica #gás #carvão #petróleo #FernandodeLapuerta
@LicioMelo