AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA

AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA
Hoje posso dizer o que muitos empresários estão pensando: o que eu fiz de errado ou não fiz?

Decorrido praticamente dois anos do início de uma crise politica que afetou todo país, muitos empresários não acreditaram que isto pudesse afetar seus negócios e consequentemente não tomaram nenhuma providência com relação ao seu planejamento e objetivos traçados.

O crédito estava muito fácil, bancos liberando capital de giro, consignado entre outros.
As vendas no comércio e na indústria já vinham mostrando sinais de queda, mas para nós este momento passaria rápido, como em outras épocas.

Empresas com excesso de funcionários desnecessários, muitas por capricho e desconhecimento. Muitos de nós Brasileiros, não estamos preparados e nem acostumados a tomar certas decisões, principalmente assumir que não temos conhecimento em administrar negócios.

Hoje muitos estão pagando o alto preço desta falta de visão, ainda estamos no jeitinho Brasileiro acreditando no final tudo vai dar certo.

Agora pergunto, a que preço?

Qual número de empresas as quais podemos dizer que existe um profissional dando assessoria ou consultoria em assuntos de gestão.

Isto na maioria das vezes para o empresário é desnecessário, pois está tudo sobre controle e além do mais, o que o profissional esta pedindo foge das nossas possibilidades, quer ganhar mais que nós donos!

Quem é que não sabe emitir uma duplicata e descontar no Banco com seu melhor gerente e amigo?

Agora e quando não temos duplicata para descontar?

Pegamos empréstimos com várias parcelas, isto pagamos sem problemas, muitos dizem.
Quando a água esta no tornozelo tudo bem, mas ela está subindo, o que está sendo feito para parar esta situação?

Devemos agradecer a situação de grave crise que estamos passando hoje no Brasil, ela está obrigando muitos a repensarem a postura de como é ser empresário e a obterem na marra conhecimentos antes tido como desnecessários.

Mas estamos caminhando para um futuro promissor, à duras penas.

Roberto Guarnieri